Como pilotar uma biz da crypton pela primeira vez

A Crypton é um modelo de porte pequeno, da categoria CUB (Cheap Urban Bike), que por sua vez, esconde o sua vocação urbana. Ela se encontra na versão 125 e o seu valor é de aproximadamente R$6.604. No mais, ela possui  um visual moderno, têm embreagem centrífuga, quatro marchas,  injeção eletrônica, chega a fazer cerca de 40 km/l, o marcador de combustível e hodômetro, são digitais, a pedaleira da garupa é fixada na balança traseira, a  roda dianteira é de 17 polegadas e a traseira é aro 14, e muito mais.

Agora que já vimos, toda a parte física da moto, vamos aprender como se pilota uma. Então, antes de mais nada, vamos as instruções básicas, que por sua vez, vai ser de segurança. Coloque o capacete, jaqueta, luvas, e se possível, utilize um sapato apropriado para o aprendizado do mesmo. Assim, não correrá nenhum risco maior. Contudo, procure sempre utilizar uma calça ou blusa de manga longa, pois se caso venha a cair, estará protegido. Passado pelas instruções de segurança, vamos ao que interessa a pilotar.

Tome cuidado com a velocidade.
Créditos da Foto: http://johnny-carrosmotos.blogspot.com.br/2012/07/biz-x-cripton.html

Como Pilotar

Antes de sair por aí pilotando é preciso que se conheça o funcionamento da moto. Então, como já sabe, ela tem uma motorização leve, e além disso, uma embreagem semi-automática, o que acaba fazendo com que as suas marchas funcionem de um jeito diferente das de outras motos.

Esta motocicleta possui um ponto para cima,  e as de mais marchas funcionam com a primeira para baixo, a segunda, a terceira e a qualquer também. Então é preciso que se domine o uso delas, para que se comece a pilotar corretamente. A partir do momento que tiver certeza que as aprendeu, monte na moto e dê a partida. Logo, em seguida, use a primeira marcha para começar a pilotá-la.

Então, atenção, pois a 1° Marche é indicada para se aproveitar a potência da moto. Sendo assim, quanto mais força a moto precisar, maior deve ser a marcha usada, como por exemplo, em uma subida íngreme.  E para que tenha certeza do que tem de fazer, basta olhar para o velocímetro, pois ele sempre indicará se é a primeira, segunda, terceira ou quarta.

E como esse modelo possui embreagem é preciso que se diminua a aceleração, para que se possa fazer o seu uso e trocar de marcha. Caso o contrário, o motor vai ficar sem força alguma. Agora saindo um pouco da questão das marchas, vamos para os freios, que por sua vez, deve sempre ser utilizados nas decidas ou em situações de emergência, em que se é preciso parar de acelerar.

E por fim para parar a moto vá diminuindo a frequência das marchas, freando aos poucos e colocando sempre os pés no chão, para que se mantenha o equilíbrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.