Como tratar a bicheira em cachorro

A bicheira é comum em diversos animais, principalmente em cães e bovinos. A doença, conhecida como Berne ou Tapuru, é causada pela mosca-varejeira que causa infecção produzida por suas larvas que são depositadas em alguma ferida no animal. E quando há transmissão, o animal infectado apresenta os seguintes sintomas:

* Feridas;

* Nódulos;

* Coceira excessiva;

* Sangramento;

* Vermelhidão;

* Perda de pelo e outros;

Cuide de seu animal, não deixe que el morra, por causa de uma mosca.
A  mosca-varejeira e o cão infectado pela Berne ou Tapuru, doença transmitida pela mosca. (Foto:Divulgação)

 

Caso perceba que seu animal foi afetado por pelo parasita, leve-o urgentemente ao veterinário para que o profissional possa estar realizado os devidos procedimentos. Um dos exames a serem feitos é do toque que visa verificar se o animal não possui nenhum nódulo, pois há possibilidade de algum órgão interno ter sido afetado.  Fora isso,  o médico veterinário irá prescrever medicamentos e indicará qual o melhor tipo de tratamento.

Atenção: caso a ferida não estiver perceptível, mas se perceber que o animal está agressivo e se lambendo o mesmo local quase a todo momento, saiba que ele pode ter sido infectado pelo parasita. Fique de olho, principalmente, nos cães em que há pelo em excesso, pois na maioria das vezes a larva ( Berne) da mosca-varejeira fica escondida entre a pelagem e você  acaba não percebendo. 

Tratamento

A primeira coisa que deve ser feito é aplicar o mata bicheira, este remédio irá impedir que os vermes se escondam e não sejam retirados. Feito isso, o veterinário fará a limpeza, retirando todas as impurezas que estão na região infectada. O profissional deverá aplicar antissépticos e um remédio para que a ferida possa cicatrizar.

Sempre tenha os dois em casa.
Coleira antiparasita e mata bicheira. (Foto Divulgação)

É importante não mexer no local da ferida sem o uso de luvas e, se for fazer a limpeza, fique atento ao aplicar o mata bicheira, pois o barulho do spray pode assustar o animal e ele acabar ficando agressivo. Para finalizar, uma boa dica, compre uma coleira antiparasita para o animal, o assessório ser encontrado em pet shop´s e veterinárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.