Cuidados Pós Parto

Alguns cuidados são necessários logo após o parto, é pede-se isso, para que a mamãe possa ficar mais relaxada e se dedicar mais cedo ao seu filho. Por tanto mamães sigam a risca o que seus médicos lhe pedirem, ok?! E para te auxiliar, separamos algumas informações, que estarão sendo descritas logo abaixo, acompanhe!

Pós Parto

O pós-parto é o período que se inicia após a saída da placenta e termina com a primeira ovulação da mulher.

A primeira ovulação nas mulheres que não amamentam pode vir ocorrer durante a 6 e 8 semanas, após o nascimento do bebê. Já nas mamães que amamentam, pode acontecer depois de 6 a 8 meses, e quando isso vem acontecer, o organismo também promove mudanças físicas, fisiológicas e psíquicas.

Observação: Como a mulher vai estar ovulando é necessário que ela utilize algum meio contraceptivo, para não engravidar novamente, caso não queira.

O puerpério, como também é chamado o pós parto, é dividido em três fases:

. Puerpério imediato (do primeiro ao décimo dia).

. Puerpério tardio (do décimo ao quadragésimo quinto dia).

. Puerpério remoto (além do quadragésimo quinto dia, até retornar a função reprodutiva da mulher).

Agora para que se entenda melhor os cuidados que se deve ter, separamos os partos mais comuns que são o normal e o cesariana, para explicar como todos os cuidados devem acontecer.

Não precisa ter medo dos pontos abrirem e só ter cautela.
Tome os devidos cuidados e se recupere mais rápido.
Foto Divulgação

Normal e Cesária

No parto normal, a mulher já pode andar e comer, mas não deve de modo algum se levantar sozinha, pois durante o procedimento ela tende a perder bastante sangue, o que pode acabar fazendo com que a pressão arterial caia e provoque até mesmo o desmaio, então é preciso evitar o mesmo e aceitar ajuda.

Já no parto cesária, a mulher deve permanecer em repouso por cerca de 12 horas, pois ela fez um procedimento cirúrgico, que no qual se pede paciência e muita cautela. E a alimentação após a cesariana só pode ser iniciada depois de seis horas, passadas do final da cirurgia.

A alta hospitalar pode acontecer dentro de 48 horas para quem fez o normal, já o cesária, pede-se que se espere cerca de 72 horas, e que mesmo assim, aguarde a liberação do médico.  E logo após a liberação, é pedido para que se faça exercícios pré e pós-natal orientados, pois são fundamentais, para o estabelecimento da mulher mais rápido.

Atenção

Um corrimento vaginal, parecido com a menstruação, poderá ocorrer por cerca de 20 a 30 dias. E nos seus primeiros dias será vermelho e intenso, mas logo depois vai se modificando a ponto de ficar transparente. E se dentro do prazo de 30 dias ele não desaparecer é necessário que se procure um médico, pois pode ser sinal de alguma infecção.

. Mudanças no útero e seios

O útero é primeira mudança sentida pela mamãe, ele  após o parto, ficará duro e firme, e naturalmente ele pode vir a se contrair para prevenir hemorragia e também, para retornar ao tamanho que era antes da gravidez.

Já no caso dos seios, eles estarão sendo preparados para alimentar o bebê, por isso tornam-se doloridos, porém no momento em que se iniciar a amamentação a dor sentida poderá aliviar. Mas se caso o mesmo continue duro e provoque febre é preciso que se procure o médico imediatamente.

. Intestino- ele tende a ficar mais lento e acumular gases, podendo aparecer podendo aparecer hemorroidas e um certo inchaço na barriga. E devido a isso, pode ser que se venha sentir um pouco de dor e até mesmo medo dos pontos se romperem, devido o esforço feito. Então, para que isso melhore é preciso que se ingira alimentos ricos em fibras, frutas como mamão, ameixa e laranja, e beber bastante água, pelo menos dois litros por dia.

. Incontinência urinária – Pode ocorrer devido a lesões traumáticas nos primeiros dias após o parto, mas o controle será readquirido com a ingestão de muito líquido e exercícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.