De onde vem as conchas do mar

O sol se pondo a beira mar e as múltiplas conchas espelhadas pela areia. Você de  mãos dadas com o seu amor bem longe caminhando em um cenário idílico.  Mas vem cá, você sabe de onde e como as conchas surgiram?

Se não, fique tranquilo. A nossa equipe foi atrás da resposta dessa curiosidade. Assim, quando você estiver caminhando pela praia com seu amado(a), irá compartilhar essa sabedoria com ele. Bom, vamos lá!

O mar vem e volta, mas sempre encontra uma bela maneira de nos mostrar as coisas belas do mundo.
De onde e como surgem as conchas?
(foto reprodução)

 

Como se formam

As conchas são carapaças que protegem os moluscos marinhos.  Como a primeira concha é muito mole e não sustenta o mesmo, logo ele se solta dando inicio á formação de uma segunda concha, mais resistente, que irá durar por toda a vida do molusco.

Ele só recebe a  segunda concha, no caso a que será fixa e mais firme,  quando cresce e atinge a idade madura. E por meio dessa nova concha ele pode se esconder, evitando que as presas se aproximem.

Mas, daí você deve estar se perguntando, do que ela é feita.

 Segundo diversas pesquisas, a concha é feita de carbonado de cálcio, que é extraído da água do oceano. E além disso, ela também conta com outros componentes, tais como os elementos orgânicos, como por exemplo: as proteínas. Por tanto, podemos dizer que o seu alimento também vai ser voltado por essa parte.

Algo que é interessante frisar é que, conforme o molusco for crescendo o seu manto vai eliminando certa porção de carbonato e proteína. E  a concha cresce cada vez mais. Enfim, agora que sabe de onde ela vem e como se forma, já pode continuar por aí, nas praias, catando as conchas.

Faça o caminho que você quiser, mas deixe pegadas, que é para saber, que sempre terá uma casa para onde podes voltar.
Conchinhas
(foto reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.