Definição do Feudalismo

Durante a Idade Média em meados do século V até o século XV, na Europa, o feudo era uma propriedade ou um terreno, ou resumidamente um bem material, que o senhor feudal (nobre) concedia a outro de sua classe, resumidamente outro nobre (vassalo). Em retribuição a tal bem material, o vassalo deveria prestar alguns tipos de serviços ao senhor feudal, além de oferecer a sua lealdade e também segurança, o mesmo deveria pagar impostos.

Um território ou feudo medieval, de uma forma geral, era constituído pelos seguintes tipos de instalações: castelo fortificado, onde geralmente residia o nobre e a sua família, pequena vila camponesa, onde os servos do senhor feudal residiam, capela ou igreja, área de plantio, além de moinho, celeiro, estábulo entre outros.

No período do Feudalismo as propriedades de terra eram sinonimo de poder político, econômico e também social, e por esse motivo era bastante comum as batalhas e guerras, cujo as mesmas eram disputadas pelos senhores feudais.

Pode-se dizer que o feudalismo consiste basicamente em um conjunto de práticas, cujo as mesmas envolvem uma diversificação de questões de ordem, tais como, social, econômica e política. Em meados do século V e do século X, a Europa Ocidental sofreu uma diversificação de transformações, e ambas possibilitaram o surgimento de novas maneiras de se relacionar, de pensar e também de agir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.