Descolamento de placenta nas primeiras semanas de gestação

Se diz descolamento da placenta, a separação que acontece da placenta do útero. Esse processo pode acontecer em qualquer estágio da gestação, mas quando se dá nas primeiras semanas costuma ser chamado de descolamento ovular.

O descolamento costuma acontecer com mais frequência a partir da 20° semana de gravidez, período em que a placenta  está praticamente formada. É considerado pelos obstetras como um dos problemas mais graves durante a gestação, tanto em relação à saúde do bebê, quanto da  mãe.

A periculosidade desse descolamento acontece por causa do sangramento frequente e intenso que ele proporciona, fazendo com que o bebê nasça prematuro ou que a mulher tenha aborto espontâneo.

Causas

O descolamento da placenta acontece com mais frequência em grávidas:

» Diabéticas;
» Que fazem o uso de drogas;
» Com mais de 40 anos de idade;
» Que pegam muito peso;
» Que tem um trabalho físico exaustivo;
» Que possuem mioma uterino;
» Com pressão alta;
» Que sofrem qualquer tipo de queda ou acidentes durante a gravidez;
» Que estão gerando mais de dois filhos;
» Com distúrbio na coagulação do sangue;
» Com excesso de líquido amniótico;
» Que tem o rompimento da sua bolsa antes do dia previsto.

Descolamento da placenta: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Sintomas

Os principais sinais que o descolamento da placenta provoca são:

» Sangramento vaginal;
» Contrações uterinas;
» Dor abdominal;
» Dor na parte inferior das costas.

Ajuda médica

É essencial que o pré-natal seja realizado de forma contínua desde o início da gravidez até  o momento do parto por um bom obstetra ou ginecologista, pois é no decorrer das consultas que  as dúvidas das gestantes serão esclarecidas.

Assim que qualquer alteração for constatada, principalmente as dores na região abdominal e qualquer tipo de sangramento, a gestante deverá ser encaminhada IMEDIATAMENTE para um hospital.

Diagnóstico

Para saber se o descolamento da placenta está acontecendo ou não, o profissional irá realizar uma anamnese e alguns testes com a paciente, como exames de sangue, monitoramento fetal e ultrassom abdominal ou transvaginal.

Tratamento

O primeiro passo para o tratamento desse processo é a internação da gestante devido aos perigos que o descolamento representa à sua saúde e a do bebê. Alguns medicamentos poderão ser ministrados durante esse período para aliviar os sintomas e possíveis transfusões de sangue terão que ser feitas devido a perda do sangue.

Os médicos e todos os profissionais deverão estar sempre atentos ao quadro da paciente, deixando-a em repouso, bem alimentada e hidratada. Os mesmos cuidados deverão ser tomados caso ela receba alta, nada de esforços, prática de exercícios ou estresses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.