Miopia: causas, sintomas, tratamento e cura

A miopia corresponde a alguma patologia de refração do olho, que faz com que os enfermos não consigam focalizar a luz de forma correta, deixando a visão turva e com problemas de enxergar objetos que se encontram consideravelmente distantes.

Causas

Essa enfermidade acontece quando o comprimento físico do olho é maior do que o óptico, fazendo com que seja mais difícil focar a luz de forma direta na retina presente no globo ocular. Ela acomete homens e mulheres de várias idades, sendo mais propensa aos indivíduos que possuem pessoas com histórico de miopia na família.

Geralmente, os indivíduos acometidos por essa doença são bastante saudáveis, mas nos casos graves, alguns pacientes podem vir a desenvolver uma degeneração da retina.

Sintomas

Miopia: causas, sintomas, tratamento e cura.

» Dores de cabeça;
» Fadiga ocular;
» Dificuldade em enxergar de longe;
» Visão turva;
» Melhoramento da visão ao pressionar os olhos;
» Troca constante do óculos e do seu grau;
» Dificuldade de leitura;
» Luzes piscando;
» Pontos flutuantes.

Tratamento

Assim que a doença começar a manifestar os seus primeiros sinais, é essencial que a ajuda médica seja procurada. Ela costuma acometer os indivíduos em sua adolescência e ficar ainda mais grave a partir dos 20 anos de idade.

O caso deverá ser acompanhado por um bom oftalmologista que deverá receitar o uso de óculos ou lentes ao paciente, acompanhando o desenvolvimento do seu quadro com o passar do tempo. A cirurgia LASK e o laser excimer também pode ajudar nesse processo,  procedimentos que só poderão ser realizados com a indicação do profissional.

A miopia tem cura, mas para chegar à esse resultado, a doença tem que ser constatada em seu estágio inicial e ser tratada da melhor forma possível.

Prevenção

Não existem meios de prevenir a enfermidade, apenas de controla-la de acordo com as especificações médicas e o quadro do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.