Desenvolvimento do bebê na barriga da mãe mês a mês

Tudo começa por meio da concepção, ou seja, quando há o encontro do óvulo com o espermatozoide, sem que  se perceba. E então, duas semanas depois, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, o que logo faz com que a mulher procure por auxílio médico, que explicará como tudo acontece, o que é preciso fazer e principalmente, como o bebê esta se desenvolvendo na barriga da mãe, que por sua vez é da seguinte maneira:

Primeiro Trimestre

Os três primeiros meses da gestação, vão ser marcados pela formação dos órgãos do bebê. Então, ele passa de uma simples bolinha se células pata uma miniatura de ser humano. E em meio a isso pode acontecer as seguintes coisas:

. 3, 4, 5 e  6 Semanas- nesse momento o bebê ainda é muito pequeno, e pode ser comparado ao tamanho de um grão de lentilha, e então pode ser que ele passe despercebido, porém o mais incrível é que o coração dele já começa a bater e a bombear sangue.

. 7,8,9 e 10 Semanas- nesse momento ele já pode se encontrar com cerca de  1,25 centímetro de comprimento, o que pode vir a ser equivalente, ao tamanho de uma uva. E já vai ter desenvolvido os dedos da mão e do pé, porém ambos vão estar ligados por uma leve membrana. E além disso, e vai estar mexendo de lá para cá, o tempo todo. No mais ele vai se desenvolvendo e crescendo, tanto é que ao chegar a décima semana, ele poderá estar medindo cerca de 3 centímetros de comprimento e pesando 04 gramas.

Além disso, os órgãos vitais já vão estar completos e funcionando e a cabeça vai estar medindo quase que o mesmo comprimento que o corpo todo. E caso possa estar o vendo durante essas semanas, poderá perceber que ele já possui o desenho exato da coluna.

. 11, 12 e 13 Semanas- é quando se esta chegando ao fim do primeiro trimestre e então, o bebê terá do alto da cabeça até o bumbum, cerca de 8 centímetros, dentes e unhas do é formados. E é a partir desse momento, mais precisamente da décima primeira semana, que ele começará a chutar e se esticar, fazendo como se estivesse em um bale aquático.

E além disso, os seus dedos das mãos e dos pés já se separem, o seu rosto já possui a forma humana, embora ainda esteja pequeno, e pese menos que 25 gramas, e já adquiriu alguns reflexos do tipo: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham,  já possuem digitais e começam a fazer o movimento de procurar o mamilo para mamar. Contudo, dentro dos próximos seis meses, a  tarefa dele vai ser crescer e se fortalecer até ser capaz de sobreviver por conta própria fora do útero.

Acompanhe o seu bebê.
Créditos da Foto: http://www.portalpower.com.br/saude/fotos-o-desenvolvimento-do-bebe-na-barriga-da-mae/

Segundo Trimestre

Eles já possuem suas próprias impressões digitais, o que os diferencia de cada pessoa.  E além disso, começam a engolir o líquido amniótico e a urinar, e os órgãos sexuais já são visíveis pelo ultrassom.

. 14, 15, 16 e 17 Semanas-  O seu comprimento tende a variar, fazendo assim, com que seu corpo, cresça agora, mais rápido do que a cabeça. Sua pele esta fina como um papel de seda, suas sobrancelhas e cabelo começam a surgir, fazem os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, caretas , de ficar vesgo e até mesmo de colocar o dedo na boca. 

E ainda nesse momento é possível perceber pela ultrassom que as pernas estão ficando maiores que os braços e que as unhas e todas articulações estão completamente formadas, mas não para por aí, pois o seu esqueleto é formado por uma cartilagem flexível, mas que com o tempo vai ficar mais rígida. E fora isso, ele já vai conseguir imitar os movimentos da respiração.

. 18, 19, 20 e 21 Semanas- Nesse momento ele já começa a engolir o líquido amniótico, seu cabelo começa aparecer e seu desenvolvimento sensorial chega ao auge. E então, quando chega a 21 semana, ele passa a escutar a voz de sua mãe perfeitamente, pesa cerca de 360 gramas e tem aproximadamente 27 centímetros.

. 22, 23, 24  e 25 Semanas- O seu corpo já possui quase que a proporção certa, mas ele ainda via precisar de engordar bastante. E enquanto isso não acontece, ele tende a ter a pele enrugada, lábios e os olhos estão formados, embora a íris ainda não possua pigmentos, os sinais dos primeiros dentes surgem por debaixo da gengiva, o seu cérebro passa a crescer mais rápido e no mais, ele já vai estar com cerca de 700 gramas e medir cerca de 35 centímetros.

. 26 e 27 Semanas- Ele poderá ter cerca de 36 centímetros e já abrir os olhos. Ele tende a crescer nesse período muito rápido e a escutar as coisas com mais clareza. Fora isso, ele pode soluçar.

Terceiro Trimestre

Eles á abrem os olhos, e têm até cílios, sua pele vai se desenrugando, conforme ficar mais gordinhos, e pode chupar o dedo e dá para perceber quando eles têm soluço.

. 28, 29, 30 e 31 Semanas- Na 28 semana o bebê já ultrapassou cerca de 1  quilo e pode vir medir mais que 38 centímetros. Contudo, ele abre os olhos, vira a cabeça caso a luz esteja muito forte em sua direção, a camada de gordura de sua pele começa a se formar, o esqueleto do bebê fica cada vez mais rígido, e o cérebro, os músculos e os pulmões continuam amadurecendo.

. 32, 33, 34 e 35 Semanas- Ele já vai possuir cerca de 2 quilos e medir 44 centímetros ou mais, e nessa fase ele  começa a se posicionar para o parto, fazendo assim alguns movimentos mais bruscos, que por sua vez, podem estar sendo percebidos pela mamãe ou não. E a partir desse momento ele começa a ter atividades com o olho mais frequente. E isso tem de acontecer devido a camada do útero ficar mais espessa- fina, e a luz transparecer mais para ele, e então, ele ficará piscando por mais vezes.

. 36, 37, 38 e 39 Semanas- Ele passa a engordar cerca de 30 gramas por dia, o que pode aumentar a prisão do ventre e se perceba que ele esta descendo. E nessa fase ele não é mais considerado pré- maturo, ou seja, caso ele invente de vir ao mundo antes da hora planejada, não terá tantas complicações. O órgão e o seu sistema já vão estar completamente, porém os pulmões ainda não vão ter amadurecido, o que acaba fazendo, com que o bebê, que nasça prematuro, demore um tempo, para manter o ritmo de respiração normal.

E quando se chegar a 39 semana, o líquido amniótico vai estar mais leitoso por causa do verniz caseoso, a camada viscosa que envolvia o bebê e começa a se desfazer. E ele poderá já estar com cerca de 2,5 a 3,8 quilos, e aproximadamente 46 a 48 centímetros.

40 e 41 Semanas- Já não se sabe o tamanho ao certo que ele irá nascer, mas pode vir a ser por volta de 50 centímetros e três quilos. Nesse período os ossos da cabeça do bebê ainda não estarão totalmente unidos, o que vagarosamente é bom, pois no momento do parto, pode ajuda-los a sair com mais facilidade. E então é chegado o momento do bebê nascer, e caso ele ainda não esteja preparado, o médico poderá estar optando pela indução ou a cesariana, para poder retira-lo, antes que o prazo se estenda ao desnecessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.