Diabetes na gestação cuidados de enfermagem

A diabete gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia , ou seja, ela é o aumento dos níveis de glicose no sangue. E não se sabe ao certo o que causa diabetes gestacional, sabe-se apenas, que o diabetes normal acontece devido o  pâncreas não ser capaz de produzir o hormônio insulina na quantidade suficiente, para suprir a necessidade do organismo, ou ainda, porque este hormônio não esta sendo capaz de agir de forma adequada. Portanto, se houver falta a falta do mesmo, ou ele não agir corretamente, haverá o aumento de glicose no sangue, o que consequentemente é a diabete.

Como acontece a diabete na gestação

Durante a gravidez, a placenta, que liga o seu bebê, produz altos níveis de vários hormônios, e quase todos eles prejudicam a ação da insulina em meio as células, o que acaba fazendo,  com que tenha um aumento do nível de açúcar o sangue. E conforme o bebê vai crescendo a placenta vai produzindo mais hormônios, o que acaba atuando no bloqueio da insulina, o que é ruim, pois pode atrapalhar o crescimento do bebê.

Contudo, tudo isso tende a se desenvolver, somente durante a segunda metade da gravidez e pode vir a se curar logo após o parto, caso não seja especificada como tipo 2, que por sua vez, vai requerer o acompanhamento médico alguns meses após o parto.

Sintomas

Raramente essa doença causa sintomas, por isso que é importante e preciso, que as mamães façam exames periódicos durante toda a gestação, principalmente quando se encontrarem por volta da 24 e 28 semana. No mais, se ele vier a provocar algum sintoma, vai ser:

. Aumento da sede

. O aumento da micção

. O aumento da fome

. Visão turva

E mesmo que eles apareçam, deve-se pedir um exame mais complexo, pois os mesmos, são sintomas normais da própria gestação. Por tanto, mamães, fiquem atentas.

Procure sempre por alguém especializado na área.
Créditos da Imagem: http://www.mensagem.etc.br/mensagem-enfermeiras.html/enfermeira-parteira

 Cuidados

Para quem esta com diabete gestacional, o tratamento é simples, basta a mamãe fazer mudanças no hábito de vida e além disso, ter alguns cuidados com a medição do açúcar no sangue. Por isso que é importante a presença de um enfermeiro, para que ela não se esqueça de exatamente nada. Mas para aqueles que não tem condição de contratar um próprio, vejamos abaixo, quais são os reais cuidados que ambos deverão ter ao se tratar desse tipo de doença na gestação.

.  Deverá verificar o açúcar no sangue de quatro a cinco vezes por dia – na parta da manhã em jejum e também, após as refeições,  para se certificar de que eles permanecem dentro de uma faixa saudável, e não vai fazer mau para nenhum dos dois.

Observação: No momento do parto, a equipe que cuidará da mamãe, deverá estar analisando o índice de açúcar, pois se ele sobe, o pâncreas do bebê acaba liberando altos índices de insulina, o que por sua vez é ruim, pois pode acabar provocando uma hipoglicemia no mesmo, logo após o parto.

. Deverá  ter o tipo certo de alimentação, para que o açúcar seja controlado e também, para que não engorde. Ou seja, vai ter de seguir a risca a dieta, que for passada pelo médico ou ainda que vier pela orientação do enfermeiro.

.  Terá de fazer exercícios físicos acompanhados antes e depois, pois eles  tendem a reduzir o nível de açúcar no sangue, estimular o corpo a mover a glicose para as células, e há aumenta a sensibilidade das células à insulina.

. E que se por acaso for preciso, o enfermeiro terá de aplicar injeções de insulina para que o nível seja abaixado. E além disso, o médico também poderá  estar fazendo a prescrição de remédios via oral, controlados. Por tanto, tudo deverá ser bem monitorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.