Dias férteis da mulher

Assim que a primeira menstruação desce, denominada pelos ginecologistas como menarca, o ciclo menstrual feminino começa a se manifestar no corpo da mulher, fazendo com que várias modificações aconteçam em seu organismo devido a alta produção hormonal, que faz com que seu físico ganhe novas formas e o seu emocional entre em constantes conflitos.

Durante todo o ciclo, é possível constatar que existem dias que a mulher fica mais propensa para engravidar e outros não, o que facilita para quem deseja ter um bebê e também para quem procura evitar esse processo fecundador. Saber uma exatidão sobre esse período não é possível, mas uma previsão sim.

Dicas para calcular o período fértil
Menina calculando seu período fértil.
(Foto: Divulgação)

O cálculo de fertilidade é realizado de acordo com o ciclo menstrual da mulher. Indica-se que ele seja realizado juntamente a um ginecologista, mas ele também pode ser executado em casa. As mulheres costumam ovular no 14° dia do seu ciclo, contando a partir do primeiro dia da menstruação, sendo esse o momento considerado como seu período fértil.

Observação: Por segurança e não comprovação dessa exatidão, é considerado período fértil dois dias antes e dois depois desta data.

Mesmo que a mulher não possua um ciclo menstrual caracterizado como regular, de 28 dias, esse processo poderá ser feito, porém sua realização irá acontecer mensalmente, pois os dias podem vir a se modificar.

Nos dias férteis, as mulheres costumam se sentir mais bonitas, sensuais, atraentes, ficam bem consigo mesmas e com a líbido completamente alta. Se você deseja prevenir uma possível gravidez, esse é um dos momentos que os contraceptivos devem ser utilizados ainda com mais frequência e cuidados. Mas se a sua vontade é se tornar mamãe, deixe-os de lado e pratique livremente relações com seu parceiro.

Aplicativos

Existem alguns aplicativos para celulares que ajudam muito a vida da mulher nesse processo, tanto na realização dos cálculos, quanto no acompanhamento do seu fluxo, anotações, etc. Veja alguns deles abaixo:

» Meu Calendário (Android);
» Menstruação-fertilidade Pro Lt (Android);
» Cycles (iPhone);
» WomanLog (iPhone).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.