Diferença de UTI e CTI

Ao ver as siglas UTI e CTI muitas pessoas tem dúvidas quanto as funcionalidades das mesmas. Primeiro devemos saber que ambas tem procedência completamente distintas. Devido a isso iremos explicar a diferença entre um e o outro para vocês. Acompanhe!

Diferença entre UTI e CTI

 UTI (unidade de tratamento ou terapia intensiva) e a CTI (centro de terapia intensiva) são destinadas às pessoas que se encontram em quadros clínicos graves e urgentes. Elas foram criadas com intuito de proporcionar suporte qualificado e em tempo integral para  os pacientes que vão ser recebidos no local onde as possui.

CTI

Centro de Terapia Intensiva é um local onde é cuidado todos os tipos de problemas graves e não é especializado. Ele pode ser encontrado tanto em hospitais de grande porte como os de pequeno. Basta ter uma junta médica e enfermeiros, trabalhadores capacitados e aptos para desempenhar tal serviço.

Ter que ir para uma dessas áreas não é bom.
muitas confundem as funcionalidades de UTI e CTI. Ambos os centros são completamente distintos.      (foto :divulgação)

 

 

UTI

A Unidade de Tratamento Intensivo também cuida de pacientes em quadros graves, porém eles são mais especializados na área dos pacientes que precisam de uma certa vigilância, como por exemplo, no caso do pós-operatório. Para que o centro possa funcionar em perfeito estado é preciso que haja vários médicos especializados em diversas áreas.

Elas são encontradas em hospitais de grande porte e de ótima estrutura. E algo que a diferencia do CTI é o ambiente, pois na UTI não pode haver contato com paciente ( a não ser enfermeiros e médicos que observam o enfermo). Todo esse isolamento serve para o paciente não correr riscos de contrair algum tipo de vírus ou bactéria.  A entrada de uma pessoa na UTI, só com a autorização médica.

Porém isso não descarta a possibilidade da CTI cuidar de casos mais graves do que a UTI. Por tanto, tudo vai depender da gravidade e necessidade do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.