Músicas da Espanha

A música da espanhola é bem variada, pois ela conta com  músicas tradicionais que são: flamengo, fandango, pasodoble, jota e os estilos regionais e populares, como pop, rock, hip hop e outros, que tenham letra espanhola. E se você tem curiosidade em saber mais sobre as suas músicas tradicionais da Espanha, acompanhe uma breve explicação de cada uma logo abaixo.

Músicas Espanholas

Flamenco

flamenco é um tipo de música e dança cujo as origens advêm das culturas (ciganas, mourisca, árabe e judaica). Hoje em dia ela consiste primeiramente no canto, sem nenhum tipo de acompanhamento e logo depois entra o som do violão ou até mesmo guitarra, palmas, sapateado e dança. E ele pode estar se dividindo de três maneiras:

1° Flamenco Jondo ou flamenco antigo

2° Flamenco Clássico

3° Flamenco contemporâneo

Não tem uma pessoa, que não fique deslumbrada quando uma senhora entra na roda e começa os seus passos.
O Flamenco é considerado uma dança e música bastante sensual, pois ela trabalha com o poder da elegância corporal. (foto:divulgação)

 

Fandango

O Fandango é uma música e dança conhecida na Espanha e também em Portugal. O estilo é dançado a dois, é caracterizado pela época barroca, por isso pode-se dizer tradicional. E já a sua música é feita em um ritmo de 3/4, com castanholas, sapateado e um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, mi menor).

No Brasil o termo Fandango pode estar sendo aplicado de dois modos:

1° No auto marítimo do ciclo natalino, encontrado em alguns estados do nordeste. 

2°  Nos bailes sulistas

Quem nunca viu belas moças de vestidos longos, rodopiando pelo salão.
O Fandango é muito visto nos bailes de tradição gaucha no Brasil. (foto:divulgação)

Pasodoble

O Pasodoble também é um conjunto onde envolve música e dança tipica. Ela teve origem em meados do século XVI e a té hoje é usada nas apresentações de touradas.  Como as demais, a dança e música são sensuais e envolventes, ótima para ser dançada a dois.

Ele é cheio de alegria, dança, castiço e se parece muito com o flamenco. Então pode acontecer de confundirem as danças e até mesmo o ritmo musical.

Poucos conseguem chegar a perfeição de seu ritmo na dança.
Pasodoble, encantador e sensual. (foto:divulgação)

 

 Jota

O Jota não é muito diferente dos outros sons. Nele pode-se encontrar o som das castanholas, tamborins e flauta. É sensual e ao mesmo tempo  divertido. Requer bastante habilidade com os pés. As suas raízes possuem origem de Aragão e advêm de uma percussão parecida as usadas no  norte da Africa, mas pode-se dizer que a música é apreciada em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.