Grandes nomes do jazz

Para saber quem são os melhores do jazz é necessário saber primeiro de onde ele veio, então vamos lá. O Jazz surgiu, da comunidade negra, ao contrário do que muitos imaginam. Ele começou nos meados do século XX, na cidade de Nova Orleans no Estados Unidos. E para quem não sabe, ele possui uma pitada de música afro-americana, com um pouco de swing e blue note. Podendo ser tocado, por quaisquer tipo de instrumento, porém de preferência, aqueles que são metálicos.

Ele foi aplicado na música somente por volta de 1905, pelas mãos de Earl Jines, que dizia, quando ainda vivo, que já tocava piano, antes mesmo da palavra “jazz” ser inventada. Porém ele não foi somente ele que entrou nessa lista. Vejamos a seguir, quais foram o outros artistas desse meio que tocou, cantou e encantou e encanta os dias de muitos, por ai.

Nomes do Jazz

  • Billie Holiday
Foto Reprodução.
Foto Reprodução.

Nascida na Pensilvânia, Bille foi uma das mulheres mais importantes dentro dessa área. Porém até que ela conseguisse chegar no ápice de sua carreira ela passou por vários momentos baixos, começando por sua infância, que não era nada agradável, porém não parou por ai, aos 14 de idade, ela se mudou para Nova York, onde começou a trabalhar como empregada do lar.

E o que mais chocou os seus fãs, foi saber que isso não foi o suficiente, para que pudesse ter uma vida digna. Que em menos de dois anos de estádia ali, ela teve de se prostituir. E foi por meio dali, que ela começou a cantar. Os bares do Harlem, tiveram uma grande estrela, que foi levada aos poucos pela heroína.

Bille, faleceu aos 44 anos, no ano de 1959. O vídeo a seguir, mostra um pouco de seu talento.

http://www.youtube.com/watch?v=iALyrLFJjlE

  • Chet Baker
Foto Reprodução.
Foto Reprodução.

Ele era um músico bastante complicado, pois sempre se metia em confusões devido as suas dividas. Tanto que no início de sua carreira Chet perdeu um dos dentes da frente, ficando assim banguela. Porém ele não se importava com sua estética, aparecia nos bares onde tocava da maneira como estava. O seu instrumento era o trompete, o que lhe rendeu vários hits, mas tendo como o principal o Cool Blue, mostrado no vídeo a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=iyOmxM7NKos

  • Louis Armstrong
Foto Reprodução.
Foto Reprodução.

Ele foi e ainda é um dos melhores trompetistas e cantores, que o mundo teve. Fez vários hits, porém o que emplacou e que ainda faz sucesso é o seguinte: “What a Wonderful World”. Esse hit, foi gravado por diversos artistas, o que fez a consagração desse grande músico. Assim, como mostra o vídeo a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=E2VCwBzGdPM

No ano de 1971, Armstrong, deixou o s seus fãs.

  • Ella Fitzgerald
Foto Reprodução.
Foto Reprodução.

Ela foi considerada por muitos a cantora do século XX. Porém até conseguir chegar no agi de sua carreira, ela sofreu bastante: perdeu sua mãe no ano de 1932 e logo após foi parar em um reformatório policial. E somente aos 17 anos e que ela começou a encantar o seu público, tocando assim diversos teatros.

Com o passar dos anos ela conseguiu se consagrar como uma defensora feminista que fez a diferenças. E no ano de 1996, com 79 anos, ela faleceu, porém ela deixou com que mais uma das estrelas do jazz, brilhasse em seu palco, consagrando assim: Nina Simone, que também era feminista e cantou no enterro de um dos maiores defensores, da raça negra, Martin Luther King.

E um hit, que vai ser lembrado para sempre em sua voz, pois possui o ritmo e letra brasileira é The Girl From Ipanema, como mostra o vídeo a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=MZjLz6o7uZM

Compositores Gospel

Quando se trata de música gospel, podemos dizer que há uma grande diversidade e que não é possível estar citando todos os cantores, bandas e compositores. Mas que podemos estar tentando mostrar a vocês é ao mundo ao menos alguns dos melhores e aqueles que fazem sucesso por vários países e não somente pelo Brasil. E é isso que irmos, fazer. Veja a seguir, alguns dos maiores compositores da música Gospel brasileira.

Compositores

> Ana Paula Machado Valadão- ela é cantora, compositora, pastora, escritora e também apresentadora. E dentre as suas músicas de sucesso, estão as seguintes: Preciso de ti, Águas Purificadoras, Tempo de Festa, Esperança, Aos olhos do pai, Deus de amor e muitas outras.

> André Machado Valadão- assim, como a sua irmã, Dedé, como é conhecido pelos íntimos, também é: cantor, compositor, pastor e apresentador. Ele já ganhou vários prêmios da cena musical brasileira, devido as suas músicas inspiradoras, que tocam no fundo da alma. E algumas delas, que fizeram, com que ele remetesse tanto títulos, são as seguintes: Mais que abundante, Milagres, Alegria, A vitória da cruz, Mais do que tudo e outras.

> David Martin Quinlan- ele é um cantor e compositor de nacionalidade brasileira, porém ele faz a sua carreira na Irlanda. E enganasse quem acha que ele faz sucesso somente lá, pois não é. Ele está presente em grandes momentos da cena musical do nosso país. Tanto que ele conseguiu o mérito de dois prêmios. E as músicas que mais são tocadas no nosso meio, são as seguintes: Além do véu, Fogo e glória, Em tua honra, Abraça-me, Um lugar pra dois e etc…

> Ludmila Múrias Ferber Lino- considerada uma das cantoras melhores, desse gênero. Ela já ganhou vários prêmios devido as palavras de adoração que são as suas músicas. E começou a participar da igreja evangélica, logo depois que o seu pai foi curado de um câncer. E dentre as suas músicas, estão: Marcas, Deus é bom de mais, Tempo de cura, O poder da aliança, Coragem e muitas outras.

E além deles, você ainda pode estar recorrendo, as músicas de outros compositores, como:

  • Alda Célia, Beno César
  • Chris Durán
  • Damares
  • Elaine Soja
  • Fernanda Brum
  • Henrique Cerqueira
  • Mariana Valadão
  • Nani Azevedo
  • Regis Danese
  • Sérgio Lopes
  • Zé Bruno

Músicas para ouvir correndo

Todo mundo quando está fazendo algum exercício físico precisa de ter um estimulo e para isso algumas academias colocam músicas, vídeos, ligam a televisão, ou então montam uma cantina com vários produtos saudáveis, afinal de contas comer também estimula bastante os pensamentos de qualquer pessoa. Porém nem sempre é bom ficar pensando em comida ou então se distraindo com a televisão, pois pode acabar atrapalhando a série inteira ou até mesmo provocando algum acidente. Então para que isso não aconteça, sugerimos que sempre optem pelas músicas ou então vídeos (clipes). E para isso, preparamos uma sequência a seguir, com quase todos os estilos musicas.

  • House: esse gênero nada mais é do que a batida eletrônica, então ele pode ter várias sequências. Ele é o mais pedido nas academias, pois estimula bastante o animo da pessoa. Mas para aqueles que ainda são amantes dessa arte é uma boa pedida para poder acompanhar a caminhada.

> Mario Fischetti- Fire: https://www.youtube.com/watch?v=ABeIIKOCuVg

> David Guettaa- Titanium:  https://www.youtube.com/watch?v=p2un1JXloio

> Avicii Live- https://www.youtube.com/watch?v=cdJIdclbeEg

 

  • Samba:  esse gênero mora dentro de quase todos os brasileiros. A sua melodia e batida acabam, colocando  qualquer um em uma energia positiva. Então se imagina correndo ao som de uma boa música logo de manhã. Tudo de bom, não é?!

> Diogo Nogueira- Deixa eu te amar: https://www.youtube.com/watch?v=6ZH6ngKCEzI

> Revelação- Sina: https://www.youtube.com/watch?v=wFPPunMQbdU

> Pitty e Marcelo D2- Edmundo: https://www.youtube.com/watch?v=mE1F9xYEOEI

 

música para ouvir correndo

  • Pop Rock Nacional: não tem quem não goste das letras, cheias de vida desses artistas, que se dedicam no cotidiano de milhares de histórias. Elas fazem com que os pensamentos vá longe, em mundo onde somente você pode entrar.

> Nando Reis- Por onde andei: https://www.youtube.com/watch?v=bxmt12pT_CQ

> Lulu Santos- Toda forma de amor: https://www.youtube.com/watch?v=SBbVBggGgto

> Legião Urbana Tempo Perdido: https://www.youtube.com/watch?v=2hr7Uqu6G80

 

  • Agora vamos falar daquilo, que todo  brasileiro é apaixonado. Que por onde se escuta, logo se pede para aumentar o som. Estamos querendo falar do nosso querido MPB. Com o passar dos anos ele foi se modificando é ganhando uma melodia e letra mais popular e de fácil entendimento. O que só fez, com que seu público aumentasse. Confira logo abaixo, uma das músicas mais tocadas desde os anos 90.

> Cazuza- Poema: https://www.youtube.com/watch?v=lK9eKXyoOKg

> Leoni- Como eu quero: https://www.youtube.com/watch?v=Es2_vKXRwzo

> Caetano-  Sozinho: https://www.youtube.com/watch?v=uvMIf_lbrZU

 

Nome das cordas do violão

Violão possui seis cordas, mas há violões de cinco e sete cordas também. As cordas são contadas de baixo para cima. As três primeiras cordas são chamadas de primas e as outras três de bordões.

  1. Corda- Nome: E (Mi) / Bordões

    Violão
    Violão (Foto:Reprodução)
  2. Corda- Nome: B (Si) / Bordões
  3. Corda- Nome: G (Sol) / Bordões
  4. Corda- Nome: D (Ré) / Primas
  5. Corda- Nome: A (Lá) / Primas
  6. Corda- Nome: E (Mi) / Primas

 

Violão é um instrumento feito de madeira e cordas de aço ou náilon. A matéria forjada para fabricação do instrumento facilita a propagação do som.

Alguns arqueólogos  encontraram uma placa de barro na antiga Babilônia e nelas haviam figuras de pessoas tocando um instrumento parecido com violão. Segundo os arqueólogos, as imagens desta placa de barro é referente aos anos 1900- 1800 a.C. Outras placas como esta foram encontradas na região da Assíria, Susa e Lorestão.

Violão1
Violão ( Foto:Reprodução)

O violão é uma variação da lira, alaúde e outros instrumentos que fizeram parte em diversas épocas no decorrer da história. Hoje em dia o violão pode ser classificado como guitarra acústica e faz parte do grupo de cordas pulsadas que podem estar sendo classificadas como:

  • Providos de haste ou braço;
  • Sem haste ou braço;

 

O violão foi trazido para o Brasil pelos portugueses, já nos primeiros anos de colonização. E por um bom tempo foi o instrumento favorito dos boêmios e seresteiros. Porém é fácil de perceber que muitos ainda não perderam esse velho costume. Há muitos seresteiros e boêmios que saem a noite com o violão a tira colo e por onde passam fazem a festa.  O violão também é bastante utilizado em orquestras e apresentações solo, dupla ou banda.

As cordas de aço possui uma sonoridade mais áspera e são mais utilizada em músicas com ritmos mais frementes como o rock. Já as cordas de nylon exaurem um som mais delicado e são utilizadas para tocar  bossa nova, choro, MPB e muitos outros.

A idade adequada para aprender a tocar violão é de 4 à 5 anos. A partir dessa idade já pode iniciar as aulas, pois a criança já vai saber distinguir as notas e se “leva jeito” para acompanhar o ritmo do instrumento. São inúmeras as escolas de música espalhadas pelo país, por isso procure saber o que o professor tem à oferecer.

 

Preço para gravar uma música em estúdio

O valor para gravar uma música no estúdio pode variar de acordo com:

* Tempo;

* Espaço utilizado;

* Equipamentos, seja de banda ou  aprimoramento sonoro da mixagem;

* E ouvidor ou seja, produtor musical;

Para gravar uma música de estúdio, o mesmo pode está sendo encontrado a partir de R$ 250 a hora, como R$1000 ou mais, por dia. Os valores também dependerá da qualidade do estúdio escolhido. Por tanto, você que é músico e pretende gravar a música, fique atento às dicas que iremos passar logo abaixo, pois elas irão te ajudar a pagar valores mais acessíveis.

Tente encontrar todos os instrumentistas de sua música, pois assim, pode fazer a gravação dos sons separada.
Para gravar é preciso ser ser pontual, deste modo o seu horário não se estende assim como o valor.
(foto:divulgação)

 

Dicas

Não há segredo, basta saber exatamente em que estúdio será realizado a gravação, irá gastar menos tempo para alcançar o resultado desejado. E para isso é preciso do planejamento de uma pré- produção, que nada mais é do que o momento de analisar as músicas.

 O músico ou os músicos devem avaliar seus elementos essenciais como ritmo, harmonia, instrumentação, melodia, efeitos, músicos convidados, técnicas de microfonação, timbres, samples, etc. E durante esse momento, eles devem separar que realmente faz parte da música do que não será necessário.

 Devem ser analisado cuidadosamente todos os sons que irão aparecer na gravação. E para isso, tende ensaiar bastante para que não haja nenhum erro. E segundo diversos produtores musicais, é importante que antes de iniciar a gravação , o músico ou a banda, passar ( ensaiar) o som a ser gravado.

No mais, a banda deve se organizar e verificar o que vai ser preciso, pois muitas vezes acontece de algo faltar e a música em si ficar incompleta. Por tanto procurem fazer uma gravação caseira, escutem o que é preciso melhorar e analise com um consultor se tal produto precisa de melhora. Fazendo isso, pode-se gastar um pouco mais, porém terá a certeza do que vai ser feito e do quanto se vai gastar.

Músicas da Espanha

A música da espanhola é bem variada, pois ela conta com  músicas tradicionais que são: flamengo, fandango, pasodoble, jota e os estilos regionais e populares, como pop, rock, hip hop e outros, que tenham letra espanhola. E se você tem curiosidade em saber mais sobre as suas músicas tradicionais da Espanha, acompanhe uma breve explicação de cada uma logo abaixo.

Músicas Espanholas

Flamenco

flamenco é um tipo de música e dança cujo as origens advêm das culturas (ciganas, mourisca, árabe e judaica). Hoje em dia ela consiste primeiramente no canto, sem nenhum tipo de acompanhamento e logo depois entra o som do violão ou até mesmo guitarra, palmas, sapateado e dança. E ele pode estar se dividindo de três maneiras:

1° Flamenco Jondo ou flamenco antigo

2° Flamenco Clássico

3° Flamenco contemporâneo

Não tem uma pessoa, que não fique deslumbrada quando uma senhora entra na roda e começa os seus passos.
O Flamenco é considerado uma dança e música bastante sensual, pois ela trabalha com o poder da elegância corporal. (foto:divulgação)

 

Fandango

O Fandango é uma música e dança conhecida na Espanha e também em Portugal. O estilo é dançado a dois, é caracterizado pela época barroca, por isso pode-se dizer tradicional. E já a sua música é feita em um ritmo de 3/4, com castanholas, sapateado e um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, mi menor).

No Brasil o termo Fandango pode estar sendo aplicado de dois modos:

1° No auto marítimo do ciclo natalino, encontrado em alguns estados do nordeste. 

2°  Nos bailes sulistas

Quem nunca viu belas moças de vestidos longos, rodopiando pelo salão.
O Fandango é muito visto nos bailes de tradição gaucha no Brasil. (foto:divulgação)

Pasodoble

O Pasodoble também é um conjunto onde envolve música e dança tipica. Ela teve origem em meados do século XVI e a té hoje é usada nas apresentações de touradas.  Como as demais, a dança e música são sensuais e envolventes, ótima para ser dançada a dois.

Ele é cheio de alegria, dança, castiço e se parece muito com o flamenco. Então pode acontecer de confundirem as danças e até mesmo o ritmo musical.

Poucos conseguem chegar a perfeição de seu ritmo na dança.
Pasodoble, encantador e sensual. (foto:divulgação)

 

 Jota

O Jota não é muito diferente dos outros sons. Nele pode-se encontrar o som das castanholas, tamborins e flauta. É sensual e ao mesmo tempo  divertido. Requer bastante habilidade com os pés. As suas raízes possuem origem de Aragão e advêm de uma percussão parecida as usadas no  norte da Africa, mas pode-se dizer que a música é apreciada em todo o mundo.