Nome das cordas do violão

Violão possui seis cordas, mas há violões de cinco e sete cordas também. As cordas são contadas de baixo para cima. As três primeiras cordas são chamadas de primas e as outras três de bordões.

  1. Corda- Nome: E (Mi) / Bordões

    Violão
    Violão (Foto:Reprodução)
  2. Corda- Nome: B (Si) / Bordões
  3. Corda- Nome: G (Sol) / Bordões
  4. Corda- Nome: D (Ré) / Primas
  5. Corda- Nome: A (Lá) / Primas
  6. Corda- Nome: E (Mi) / Primas

 

Violão é um instrumento feito de madeira e cordas de aço ou náilon. A matéria forjada para fabricação do instrumento facilita a propagação do som.

Alguns arqueólogos  encontraram uma placa de barro na antiga Babilônia e nelas haviam figuras de pessoas tocando um instrumento parecido com violão. Segundo os arqueólogos, as imagens desta placa de barro é referente aos anos 1900- 1800 a.C. Outras placas como esta foram encontradas na região da Assíria, Susa e Lorestão.

Violão1
Violão ( Foto:Reprodução)

O violão é uma variação da lira, alaúde e outros instrumentos que fizeram parte em diversas épocas no decorrer da história. Hoje em dia o violão pode ser classificado como guitarra acústica e faz parte do grupo de cordas pulsadas que podem estar sendo classificadas como:

  • Providos de haste ou braço;
  • Sem haste ou braço;

 

O violão foi trazido para o Brasil pelos portugueses, já nos primeiros anos de colonização. E por um bom tempo foi o instrumento favorito dos boêmios e seresteiros. Porém é fácil de perceber que muitos ainda não perderam esse velho costume. Há muitos seresteiros e boêmios que saem a noite com o violão a tira colo e por onde passam fazem a festa.  O violão também é bastante utilizado em orquestras e apresentações solo, dupla ou banda.

As cordas de aço possui uma sonoridade mais áspera e são mais utilizada em músicas com ritmos mais frementes como o rock. Já as cordas de nylon exaurem um som mais delicado e são utilizadas para tocar  bossa nova, choro, MPB e muitos outros.

A idade adequada para aprender a tocar violão é de 4 à 5 anos. A partir dessa idade já pode iniciar as aulas, pois a criança já vai saber distinguir as notas e se “leva jeito” para acompanhar o ritmo do instrumento. São inúmeras as escolas de música espalhadas pelo país, por isso procure saber o que o professor tem à oferecer.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.