Qual a multa para o IPVA atrasado

O Pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é obrigatório. Sem ele é impossível conseguir o licenciamento do veículo. Caso alguém seja parado em uma blitz, será autuado devido não portar o licenciamento do carro ou moto e será multado. A multa poderá ser somada em até 20% em cima do valor IPVA. Além disso o carro será apreendido e o motorista receberá alguns pontos na habilitação.

O IPVA é cobrado anualmente e pode ser divido em até três vezes, o que facilita muito para vários motoristas. Para conseguir o licenciamento, basta com que a pessoa pague ao menos uma das parcelas do imposto. Caso vença, a taxa cobrada será dividida.

O automóvel só será isento desse imposto quando atingir 10 anos de uso. Atingindo essa tempo o IPVA não será mais cobrado.  A data de pagamento sempre será referente aos dois últimos dígitos da placa do veículo.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre questões de valores, basta consultar a porcentagem do estado de preferência e fazer o cálculo em cima do valor do veículo. Siga o exemplo: 

Exemplo:

IPVA10
Não deixe de pagar o IPVA  (Foto:Reprodução)

A  alíquota do estado do Rio de Janeiro é de 4%. Caso o carro possua o valor de 20 mil reais, o IPVA será de aproximadamente R$800. Isso se o veículo fordo ano de 2009/10. O ano em que o carro foi fabricado também conta muito.

O Pagamento do IPVA pode ser efetuado em qualquer banco, desde que não esteja vencido. Caso esteja vencido vá ao Detran e peça uma nova guia para efetuar o pagamento. O não pagamento do imposto implica na apreensão do veículo quando este for parado em alguma blitz policial. É importante efetuar o pagamento do IPVA para evitar futuros transtornos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.