Grandes nomes do jazz

Para saber quem são os melhores do jazz é necessário saber primeiro de onde ele veio, então vamos lá. O Jazz surgiu, da comunidade negra, ao contrário do que muitos imaginam. Ele começou nos meados do século XX, na cidade de Nova Orleans no Estados Unidos. E para quem não sabe, ele possui uma pitada de música afro-americana, com um pouco de swing e blue note. Podendo ser tocado, por quaisquer tipo de instrumento, porém de preferência, aqueles que são metálicos.

Ele foi aplicado na música somente por volta de 1905, pelas mãos de Earl Jines, que dizia, quando ainda vivo, que já tocava piano, antes mesmo da palavra “jazz” ser inventada. Porém ele não foi somente ele que entrou nessa lista. Vejamos a seguir, quais foram o outros artistas desse meio que tocou, cantou e encantou e encanta os dias de muitos, por ai.

Nomes do Jazz

  • Billie Holiday
Foto Reprodução.
Foto Reprodução.

Nascida na Pensilvânia, Bille foi uma das mulheres mais importantes dentro dessa área. Porém até que ela conseguisse chegar no ápice de sua carreira ela passou por vários momentos baixos, começando por sua infância, que não era nada agradável, porém não parou por ai, aos 14 de idade, ela se mudou para Nova York, onde começou a trabalhar como empregada do lar.

E o que mais chocou os seus fãs, foi saber que isso não foi o suficiente, para que pudesse ter uma vida digna. Que em menos de dois anos de estádia ali, ela teve de se prostituir. E foi por meio dali, que ela começou a cantar. Os bares do Harlem, tiveram uma grande estrela, que foi levada aos poucos pela heroína.

Bille, faleceu aos 44 anos, no ano de 1959. O vídeo a seguir, mostra um pouco de seu talento.

http://www.youtube.com/watch?v=iALyrLFJjlE

  • Chet Baker
Foto Reprodução.
Foto Reprodução.

Ele era um músico bastante complicado, pois sempre se metia em confusões devido as suas dividas. Tanto que no início de sua carreira Chet perdeu um dos dentes da frente, ficando assim banguela. Porém ele não se importava com sua estética, aparecia nos bares onde tocava da maneira como estava. O seu instrumento era o trompete, o que lhe rendeu vários hits, mas tendo como o principal o Cool Blue, mostrado no vídeo a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=iyOmxM7NKos

  • Louis Armstrong
Foto Reprodução.
Foto Reprodução.

Ele foi e ainda é um dos melhores trompetistas e cantores, que o mundo teve. Fez vários hits, porém o que emplacou e que ainda faz sucesso é o seguinte: “What a Wonderful World”. Esse hit, foi gravado por diversos artistas, o que fez a consagração desse grande músico. Assim, como mostra o vídeo a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=E2VCwBzGdPM

No ano de 1971, Armstrong, deixou o s seus fãs.

  • Ella Fitzgerald
Foto Reprodução.
Foto Reprodução.

Ela foi considerada por muitos a cantora do século XX. Porém até conseguir chegar no agi de sua carreira, ela sofreu bastante: perdeu sua mãe no ano de 1932 e logo após foi parar em um reformatório policial. E somente aos 17 anos e que ela começou a encantar o seu público, tocando assim diversos teatros.

Com o passar dos anos ela conseguiu se consagrar como uma defensora feminista que fez a diferenças. E no ano de 1996, com 79 anos, ela faleceu, porém ela deixou com que mais uma das estrelas do jazz, brilhasse em seu palco, consagrando assim: Nina Simone, que também era feminista e cantou no enterro de um dos maiores defensores, da raça negra, Martin Luther King.

E um hit, que vai ser lembrado para sempre em sua voz, pois possui o ritmo e letra brasileira é The Girl From Ipanema, como mostra o vídeo a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=MZjLz6o7uZM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.