Doenças coronarianas

Todas as doenças que acometem o coração, são denominadas como doenças coronarianas. E todo o mundo, essas doenças são as principais causas de incapacidade e morte em várias pessoas, principalmente nos países industrializados. A doenças mais frequentes são o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e a angina pectoris (angina do peito).

doença
Doenças coronarianas

A cardiopatia Isquêmica ou coronariopatia, reúne uma variedade de doenças do coração que são diretamente ligadas entre si. Na verdade reflete o resultado de um problema relacionado a morte das células do tecido cardíaco, deficientes e com ausência de oxigenação adequada. Quando ocorre a intensidade ou velocidade do desenvolvimento de uma cardiopatia, surge a manifestação das seguintes doenças:

Angina Pectoris – causa dor ou desconforto no peito, referente a isquemia do miocárdio. Estando assim logo se chega a um Infarto Agudo do Miocárdio ou a morte súbita cardíaca em três padrões :

  • Angina instável: forma mais grave, associada a dores muito intensas e prolongadas;
  • Angina estável ou típica: provocada por estresse, esforço ou taquicardia, mas é aliviada com repouso.
  • Angina de Prinzmetal ou variante: pode ocorrer mesmo em repouso, sendo aliviado por vasodilatadores.

Infarto agudo do Miocárdio (IAM) – causa a maioria das mortes dentro das cardiopatias isquêmicas, em 90% dos casos referente a aterosclerose coronariana, sendo mais fatal que todas as formas de câncer existentes.

Quanto maior a idade, maio a incidência de ocorrer um IAM, tendo mais foco na idade equivalente a 45 e 54 anos, em articular nos homens. Pode ocorrer em períodos de minutos à horas, iniciando com sudorese, náuseas e dor pré-cordial intensa que se irradia para o ombro esquerdo, braço ou mandíbula.

Cardiopatia Isquêmica Crônica – geralmente acomete as pessoas mais idosas, devido o resultado do desgaste lento do músculo cardíaco referente a isquemia prolongada. Frequentemente o paciente já tenha em seu histórico hospitalar, um quadro de infarto do miocárdio ou angina.

Morte Súbita Cardíaca – a morte inesperada ocasionada por tipos distintos de cardiopatia, no período de 1 a 24 horas após os sintomas agudos se apresentarem. Cerca de 80% das vítimas desse problema já apresentaram um quadro de arteriosclerose estenosante, ou seja, quando ocorre um estreitamento do vaso sanguíneo, justamente pela acúmulo de gordura na região.

doença
A doença coronariana mais frequente é o Infarto Agudo do Miocárdio.

Existem vários fatores de risco que se forem evitados, auxiliam na prevenção de doenças coronarianas. – tabagismo, álcool, sedentarismo, hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia e estresse. Além disso, faz-se importante realizar exames periódicos, pelo menos uma vez ao ano, para identificar se existe a possibilidade de fazer parte do grupo de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.