DST

Muitas pessoas acham que não vão acontecer com elas, que estão livres porque confiam no parceiro sexual, porém não é bem assim que as coisas acontecem. Para quem não sabe, um vírus pode ficar alojado dentro de uma pessoa por anos e fazer com que  ela não apresente sintoma algum. Mas a partir do momento em que ele é transferido à outra pessoa, as coisas mudam de rumo é aí sim, deve-se iniciar a corrida contra a descoberta da doença e tratamento.

DST ou doenças sexualmente transmissíveis, são transmitidas, principalmente, pelo contato sexual sem o uso do preservativo, com uma pessoa infectada. Geralmente se manifestam por meio de sintomas, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As suas doenças mais conhecidas, são gonorreia e sífilis.  Elas, como um todo, podem apresentar sintomas tanto no homem quanto na mulher. Por isso a importância  de haver o tratamento para ambos.

 

Cuidado ao colocar a camisinha, verifique para ver se não esta violada ou furada.
Faça uso do preservativo e não sofra com a DST.
(foto:divulgação)

 

Doenças e Sintomas

Tricomoníasegonorreia, clamídia.

Sintomas: Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina de cor (branco, cinza, esverdeado ou amarelado). além disso, pode provocar a coceira, dor ao urinar ou durante a relação sexual, cheiro ruim na região genital.

.  Gonorreia, clamídia, tricomoníase, micoplasma, ureoplasma.

Sintomas: Corrimento pelo canal urinário, de cor amarelo purulento ou mais claro – às vezes, com cheiro ruim, coceira e dor ao urinar e vontade de urinar constante.

. Sífilis, cancro mole, herpes genital, donovanose, linfogranuloma venéreo.

Sintomas: Presença de feridas na região genital que podem ser dolorosas ou não. Apresentar bolhas pequenas ou não.  Acompanhadas ou não de “íngua” na virilha.

. Gonorreia, clamídia, infecção por outras bactérias.

Sintomas: Dor na parte baixa da barriga  e durante a relação sexual.

. Infecção pelo papilomavírus humano (HPV)

Sintomas: Verrugas genitais, que são pequenas no início, mas que  podem crescer rapidamente e se parecer com o formato de uma couve-flor.

O tratamento vai variar de acordo com a doença e em alguns casos, se não descoberto quase que de imediato, pode levar a morte. Um bom exemplo disso é a AIDS que não tem cura mas que há tratamento para impedir o avanço da doença.

Cuide você da sua vida.
Cuide de sua saúde prevenindo-se.
(foto:divulgação)

 

Dúvidas

Toda ferida ou corrimento genital é uma DST?

– Não necessariamente. Todo mulher, por exemplo, elimina cerca de 4 a 6 ml por dia de líquido de lubrificação íntima. É como se fosse um corrimento, por tanto pode acontecer que seja isso.

É possível estar com uma DST e não apresentar sintomas?

– Sim é possível. Isso pode indicar que a pessoa teve uma relação sexual sem o uso do preservativo, o vírus se alojou nela e o anticorpos o detectou e está trabalhando para que não haja sintomas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.