Evolução humana resumo

Antropogênese é o nome científico dado para a evolução humana ou do homem, processo que foi fundamentado através de estudos voltados à área linguística, primatológica, genética, antropológica física e arqueológica. Dentre tantas afirmações e controvérsias, durante anos de pesquisas, um dos estudiosos que mais obteve destaque para a composição dessa historização foi Charles Darwin.

Ele acreditava no ideal da seleção natural, onde destacava que os seres vivos sofriam modificações constantemente, podiam ser repassadas de geração para geração, afirmando que o homem e o macaco teriam um parente em comum que vivera há milhões de anos atrás, análise que provocou muita indignação, principalmente dentro das comunidades religiosas.

Essa teoria foi formada na segunda metade do século XIX, que foi comprovada cientificamente aos poucos, de acordo com os pesquisadores que iam encontrando esqueletos com particularidades intermediárias entre símios e seres humanos. Para descrever todo esse conceito, Darwin e seus parceiros estudiosos, dividiu a seleção natural nas seguintes etapas:

Evolução humana resumo
Evolução humana segundo teorias de Darwin.
(Créditos da foto: http://www.bvsalutz.coc.fiocruz.br/)

Primatas

Caracterizados como mamíferos de pequeno porte, os primatas são classificados como os macacos mais antigos, pois viveram há cerca de 70 milhões de anos atrás. Seu habitat natural eram as árvores das floresta, onde se alimentavam de olhas e insetos.

Hominoides

Essas espécies, viveram há aproximadamente 22 e 14 milhões de anos atrás. Descendentes do procônsul, tinham o tamanho de pequenos gorilas, era quadrúpedes, mas o kenyapiteco às vezes endireitava a sua estrutura corporal e se locomovia sobre as patas traseiras. Tinha como seu habitat natural, o tronco das árvores, mas também se locomovia no solo.

Hominídeos

Denominado como australopiteco afarense, esse primata viveu há cerca de 3 milhões de anos, sendo um pouco mais alto que o chimpanzé. Sua família inclui o gênero humano e o australopiteco. Tinha postura ereta, se locomovia sobre duas patas, utilizando seus braços para se pendurar nos galhos das árvores e as mãos para colher frutos e para a vencer outros animais.

Homo habilis

Essa espécie viveu por cerca de 2 à 1,4 milhões de anos atrás, sendo caracterizada como o primeiro hominídeo do gênero Homo. Seus primeiros vestígios foram encontrados na África. Pesquisas revelam que eles possuíam a capacidade de construir cabanas e fundamentar instrumentos básicos através da utilização de pedras. Estudos revelam que seja bem provável que os Homo habilis tenha desenvolvido uma linguagem rudimentar entre si para se comunicarem.

Homo erectus

É descrito como um dos descendentes do Homo habilis, tendo vivido há entre 6 milhões de anos e 150 mil anos atrás. Conseguia fabricar instrumentos mais complexos que as outras espécies, se cobria com a pele de outros animais, para aquecerem e protegerem seus corpos e descobriu a existência do fogo. Após sair da África, percorreu por toda a Europa, Oceania e Ásia, vivendo em grupos que usavam linguagens mais elaboradas para sua comunicação.

Homem de Neandertal

Viveu há aproximadamente 200 mil à 30 mil anos, sendo caracterizado como um ser muito habilidoso, devido a sua alta criação de armas e fazer abrigos construídos com os ossos dos animais que caçavam. Possuíam o ritual de enterrar os mortos dentro das cavernas, com objetos e flores. Estudos revelam que eles conviveram com os primeiros homens modernos, mas não sabem qual o fundamento que os fizeram ser extintos.

Homo sapiens

Surgiu entre 100 mil e 50 mil anos atrás e é caracterizado como o homem moderno. Essa espécie é considerada como um forte descendente do Homo erectus e é caracterizada como o homem atual, que após desenvolver esculturas, pinturas e variados instrumentos de pedra, osso e marfim, espalhou-se pelo mundo, território onde treinou suas habilidades, aprendendo novos tipos de cultura, formas de comunicação e vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.