Gravidez na adolescência: sinais e sintomas

Mesmo com tanta informação sobre como se prevenir para evitar possíveis transtornos, muitos jovens optam por não utilizar contraceptivos, proporcionando chances de serem infectados por doenças sexualmente transmissíveis e também de engravidar. Esse fator vem se tornando alarmante entre os adolescentes atualmente, principalmente porque eles vem iniciando a vida sexual cada vez mais cedo.

O corpo de uma adolescente quase nunca está preparado para gerar um feto, isso porque suas estruturas ainda não se desenvolveram completamente para passar pelas complexas mudanças que o período gestacional impõe à mulher. Além disso, seu estado emocional que está a flor da pele, assim como as suas atitudes para com o mundo, ajudam a piorar um pouco mais a situação, fazendo com que muitas escolham abortar ao invés de seguir em frente com a gravidez, colocando em risco não somente a vida do seu filho, mas também a sua.

Devido a falta de experiência e por não saber nada sobre o mundo materno, muitas adolescentes só percebem que estão grávidas quando a barriga começa a crescer e sua menstruação está bastante atrasada. Pesquisas revelam que os primeiros sinais de uma possível gestação aparecem cerca de três semanas após a fecundação do óvulo, com sintomas como:

Gravidez na adolescência: sinais e sintomas
Adolescente com teste de gravidez na mão.
(Foto: Divulgação)

» Atraso menstrual;
» Dor, inchaço e sensibilidade nos seios;
» Enjoos (principalmente pela manhã);
» Aumento de peso;
» Sono intenso;
» Cansaço;
» Aumento da frequência urinária;
» Ganho de peso;
» Azia;
» Aparecimento de estrias e varizes pelo corpo;
» Sangramentos;
» Náuseas;
» Desejos alimentares;
» Corrimento vaginal;
» Aparecimento de acnes;
» Dor de cabeça e na lombar;
» Mudanças de humor;
» Tonturas;
» Constipação intestinal;
» Alteração na aparência dos seios.

Todos os sinais demonstrados na gravidez de uma adolescente são os mesmos do que o de uma mulher que se encontra em fase adulta, porém, eles costumam se manifestar de maneira mais intensa, devido a não preparação do corpo para o desenvolvimento de um bebê.

Atenção!

Se você vem sentindo os sintomas descritos acima, está com a menstruação atrasada e teve relações sexuais com um parceiro sem usar camisinha, ou fazer o uso de anticoncepcionais ou da PDS (pílula do dia seguinte) no prazo devido, existe uma grande chance de estar grávida.

Para saber se essa informação é verdadeira ou não, pode-se que seja realizado o exame de sangue de gravidez, pois seu resultado é mais eficaz que os encontrados nas farmácias. Caso a resposta do teste dê positivo, é indicado que um obstetra ou ginecologista seja procurado rapidamente para dar iniciação ao pré-natal, processo que possibilitará o acompanhamento da saúde do feto e da gestante até o final da gravidez.

É muito importante que se tenha cuidado redobrado durante toda a gestação, isso porque quase sempre a gravidez de uma adolescente oferecem  muitos riscos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.