Hemácias na urina

Hemácia ou Hematúria representa a quantidade de células vermelhas do sangue contidos comumente na urina, isso em quantidade maior do que a considerada normal. O ideal é que se tenha até 10.000/ml, do contrário pode indicar problemas de saúde relacionados a diferentes doenças.

hemácias
Células vermelhas do sangue

A presença de hemácias na urina, é classificada como macroscópica quando há quantidades suficientes para alterar a coloração do líquido da urina, tornando-a mais escura e com tons leves de vermelho. Já classificação microscópica indica a presença de quantidades de sangue na urina, embora a cor da mesma n ão se altere.

As possíveis causa para ocorrer a hematúria se dá pelos seguintes fatores:

  • Cálculos renais;
  • Tumores nos rins
  • Tumores na bexiga;
  • Traumas no trato urinário;
  • Infecções do trato urinário – cistite, uretrite.
  • Distúrbios do sangue – hemofilia;
  • Doenças glomerulares;
  • Atividade física extrema;

O diagnóstico é feito a partir de exames, uma vez a hematúria raramente apresente sintomas, com exceção dos casos graves em que surge uma grande quantidade de sangue na bexiga capaz de criar coágulos que impedem a saída urina. Outros incômodos estão relacionados a ardor ao urinar, dor na bexiga, redução na quantidade de urina, febre, dor durante a ejaculação, náusea e alterações na cor da urina.

Entre os exames solicitados pelo médico especialista, estão os de urina, exame de cultura de urina, urografia excretora, cistoscopia, ultrassonografia, tomografia e exame citológico de urina. Identificando as causa, é realizado um tratamento adequado a cada uma das situações.

O tratamento também dependerá do que está causando o problema. No entanto é possível prevenir as comuns causas que a acometem, mantendo alguns hábitos – hidratar-se ingerindo cerca de dois litros de líquidos por dia, evitar o consumo de cigarro, evitar realizar atividades físicas de forma exagerada.

Se ocorrer eventos de qualquer alteração na cor ou presença de sangue, na urina, associado a sintomas de dor na região da bexiga, bem como sentir febre, faz importante procura atendimento médico para que se obtenha o diagnóstico correto da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.