Monumentos urbanos de Salvador

O Centro Histórico de Salvador é imenso e traz consigo diversas histórias e muita cultura. Acompanhe quais são.

Monumentos Urbanos

Museu Afro-Brasileiro: inaugurado no dia 07 de janeiro de 1982. É considerado uma instituição que defende, estuda e divulga tudo o que está relacionado ao tema afro-brasileiro. Para isso, ele dispõe de uma coleção de peças de origem ou inspiração africana, que estão ligados ao trabalho, tecnologia,  arte e  religiões.

O museu conta com belas peças.
Museu Afro-Brasileiro (Foto:Reprodução)

* Memorial de Medicina Brasileira: guarda a história da medicina no nosso país. Ele se encontra na Praça XV de novembro, mais precisamente na antiga Universidade de Medicina. O mesmo foi fundado no ano de 1982 e seu acervo conta com mais de 5.300.000 páginas de documentos incluindo (teses, matriculas e seus pedidos, pequisas, experiências, livros e mobílias raras).

* Catedral Basílica: já existia antes mesmo de ser nomeada. Antigamente funcionava como o colégio dos Jesuítas, mas hoje ela é considerada a mãe de todas as  igrejas da Bahia.  É neste local que o arcebispo preside os principais atos litúrgicos. Porém, o que mais chama a atenção dos turistas é a arquitetura em estilo barroco. No mais, para quem não sabe, ela foi a primeira arquidiocese do Brasil.

Antiga escola dos Jesuítas.
Catedral Basílica (Foto:Reprodução)

 

*  Igreja e Convento de São Francisco: ambos localizados no coração da cidade de Salvador. Suas  estruturas foram erguidas entre os séculos XVII e XVIII, os monumentos são de suma importância significativa para arquitetura barroca brasileira. Hoje em dia, fazem parte das Sete Maravilhas de  Origem Portuguesa no Mundo e além disso, são considerados Patrimônio da Humanidade. 

A sua fachada parece ser pobre, porém e do lado de dentro, que ela encanta seu público.
Igreja e Convento de São Francisco (Foto:Reprodução)

 

* Casa Ruy Barbosa: é museu dedicado ao jurista onde contém seus objetos pessoais e também suas publicações. Hoje em dia pertence a Associação Baiana de Impressa, é administrada pela Faculdade Ruy Barbosa.

A casa já completou o seu centenário há alguns anos.
Casa Ruy Barbosa (Foto:Reprodução)

 

*  Palácio Arquiepiscopal de Salvador ou Palácio da Sé: está localizado na praça da Sé onde também é um importante ponto de encontro de monumentos urbanos. Foi erguido no século XVIII, é considerado um dos melhores exemplos de arquitetura civil no país, isso durante o período colonial.

O palácio se situa na praça da Sé.
Palácio Arquiepiscopal de Salvador (Foto:Reprodução)

* Palácio Rio Branco: para quem não conhece, é a antiga sede do governo da Bahia. Ele está situado na Praça Tomé de Sousa, onde também está situado a prefeitura, a câmara municipal e o elevador Lacerda.

Belos monumentos urbanos.
Elevador Lacerda, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Palácio Rio Branco. (Foto:Reprodução)

Esse palácio começou a ser construído pelo governador geral do Brasil Tomé de Sousa, por volta do século  XVI, porém ele passou por diversas reformas devido ter sofrido alguns bombardeios de esquadras inimigas. O monumento só recebeu esse nome devido ao barão de Rio Branco que foi um dos maiores estadistas brasileiros.

* Solar Ferrão: é um edifício situado no Pelourinho. O monumento é um patrimônio tombado pelo IPHAN e  guarda um museu de Aberlado Rodrigues, voltado à arte sacra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.