Noções Recursos Humanos

Os Recursos Humanos (RH) é uma competência executada na área administrativa das empresas, onde conta com a ajuda e organização de coautores e empregados, em razão de desenvolver, adquirir, reter e usar colaboradores em prol de os selecionarem, gerirem e dirigirem na direção das metas e objetivos da instituição.

É tido como foco principal de trabalho da gestão de RH e seus colaboradores, o alinhamento de suas políticas em conjuntura com estratégias de organização, visando assim um avanço dentro dos recursos da empresa, que estimulam o crescimento não somente das suas fronteiras, mas também dos seus funcionários.

Gestão de pessoas

Se tratam das atividades realizadas pelos colaboradores de RH, que proporcionam desempenhos para assimilação e atendimento das necessidades individuais dos funcionários com as da organização. A principal ferramenta de trabalho utilizada pela gestão de pessoas se dá pela gestão de competências.

Gestão por competências

Essa particularidade, tem objetivos de proporcionar aos gestores da empresa e a área de RH, artimanhas e ferramentas para a realização da gestão e desenvolvimento das pessoas, mantendo o foco, clareza e critérios, sendo ainda alinhada as atribuições dos cargos e funções de acordo com cada projeto organizacional.

Sub-sistemas por competências

» Seleção: através de entrevistas comportamentais, que visam a identificação dos candidatos, utilizando dessas informações para a seleção de funcionários que tenham o perfil desejado pela empresa e a vaga de emprego oferecida.

  • Antes da realização da seleção, é necessário a identificação das competências exigidas para as determinadas atividades propostas.
Noções Administrativas de RH
Gestão de RG.
(Foto: Divulgação)

» Avaliação: é realizado a observação de verificação do perfil comportamental e técnico dos colaboradores, analisando o seu alinhamento de acordo com o perfil exigido pelo cargo e suas funções.

» Mapeamento e mensuração: nesse processo é feito a identificação de habilidades, conhecimentos e ações desejadas para a realização das atividades de um cargo ou função. É importante que seja mensurado os graus e categorias para cada grupo, fazendo com que o novo colaborador saiba quais os objetivos da empresa e se programe para atingi-los.

» Plano de desenvolvimento: se trata do aperfeiçoamento e potencialização que deverão ser dados ao perfil individual de cada empregado, pelas ações de desenvolvimento pessoal e profissional da empresa.

Serviços mais usuais em RH

» Assessment: responsável pela análise de comportamentos, onde utiliza de várias ferramentas para chegar ao objetivo de suas competências, contando ainda com o apoio de vários observadores;

» Headhunting: responsável pela abordagem direta e indireta dos quadros superiores, para seleção de profissionais adequados para singulares atividades, de acordo com a sua experiência e formação;

» Ínterim management: se trata dos RH’s com a presença de colaboradores que tenham passado por poucos dias de recrutamento, utilizando a temporalidade dos projetos para permitir que especialistas experientes estejam disponíveis para cargos e funções, cujo conhecimento necessário se fará inferior ao que deverão fornecer;

» Outplacement: responsável por ajudar de maneira individual ou grupal os colaboradores a prosseguir sua vida profissional, dando novas oportunidades de emprego;

» Outsourcing: responsável pela terceirização de funcionários;

» Recrutamento e seleção: realiza toda as entrevistas, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, entre outras habilidades, para a seleção de profissionais adequados de acordo com determinados cargos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.