Passagem para Salvador

Salvador é a capital do estado da Bahia. A cidade foi fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos e foi a primeira capital do Brasil no período colonial. Salvador é uma metrópole notável devido a sua gastronomia, música e arquitetura.  

Além disso, ainda pode-se dizer que Salvador possui grande influência africana em muitos aspectos culturais da cidade e tornando-se o centro da cultura afro-brasileira. E mais, o centro do município é iconizado no bairro do Pelourinho, conhecido por sua arquitetura no estilo barroco   que foram declarados Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 1985.

A Bahia de todos Santos possui atualmente mais de 2,8 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, terceiro mais populoso do Brasil e o oitavo da América Latina. E sua região metropolitana, que também é conhecida como “Grande Salvador”, possuí cerca de 3.573 973 habitantes recenseados, o que acaba deixando a cidade na terceira posição como a área metropolitana mais populosa do nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo.

Além da grande Salvador, ainda é possível encontrar mais doze cidades anexadas a área metropolitana de Salvador, são elas: Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz

Agora, saindo um pouco da área geográfica, partindo para os pontos turísticos, veja as seguintes atrações que é de encher os olhos. 

Pontos Turísticos

. Pelourinho, já citado mais acima. Ele se encontra na cidade alta, e possui mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e outros. 

. Igreja e Convento de São Francisco se localiza no Pelourinho. Nela a visitação pode ser realizada dentro do horário estipulado e para entrar não pode levar nenhum tipo de câmera fotográfica ou algo parecido, pede-se isso pelo fato da igreja ser banhada a ouro. 

Ele possui a cidade alta e baixa.
Salvador é uma cidade encantadora e possui belos pontos de visitação.
(Foto:Divulgação)

. Igreja do Bonfim se encontra na cidade baixa, mais precisamente no Largo do Bonfim. Nela, milhares de fieis participam da tradicional “Lavagem do Bonfim”, uma comemoração marcada pelas baianas que jogam água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia inteiro. 

. Elevador Lacerda fica entre a cidade alta e baixa. O elevador possui cerca de 72 metros de altura e liga a Praça Tomé de Souza (parte alta) à Praça Cairu onde se localiza o Mercado Modelo. No mais, ele possui cerca de quatro cabines e a viagem ao total dura em cerca de 30 minutos. O elevador pode transportar em média cerca de 20 mil pessoas por dia. 

. Mercado Modelo se encontra  na parte da cidade baixa. Para chegar até lá pode-se usar o elevador Lacerda.  No mais, na frente do mercado é possível encontrar uma feira livre, mas que não funciona todos os dias da semana, a não ser em alta temporada.  

E além desses locais ainda é possível ver: Museu Rodim Bahia, Estádio Otávio Mangabeira, Catedral Basílica Primacial São Salvador, Rio Vermelho, Estádio Nacional Manoel Barradas, Morro Do Cristo, Ponta de Humaitá e muitos outros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.