Pesquisa escolar sobre alimentação saudável

Para ter um crescimento forte e saudável, necessita-se de uma alimentação balanceada. Justamente por isso os alimentos primordiais para o desenvolvimento do corpo são  frutas, legumes, verduras, leite e seus derivados. Cereais e  grãos (arroz, feijão, soja, milho, ervilha), ovos e outros tipos de alimentos.

E para que o organismo responda bem a toda essa alimentação saudável, é preciso ter ao menos três refeições diárias, ou seja, café da manhã,  almoço e a janta, para haver o bom funcionamento do organismo.

 Além das refeições diárias, orienta-se que sejam consumidos alimentos no intervalo de três em três horas, mas que sejam balanceados. Por tanto dê preferências às frutas, seja ela normal, seca ou cristalizada. Também pode estar optando por pão integral, cereais e também amêndoas ou castanhas, ambas ricas em proteína.

Muitas crianças dizem que os alimentos citados acima são ruins, porém, elas não são. O que acontece para elas dizerem isso é falta de costume com o alimento. Então, deve lembrar a quem prepara as refeições que todos os alimentos devem ser inseridos no prato, pois eles são bons e ajudam a manter o corpo e organismo saudáveis.

 Cada alimento traz em si um elemento importante para o crescimento e bom desenvolvimento do corpo. Todos os alimentos sem exceção são ricos em vitaminas, sais minerais, ferro, proteína, carboidrato e muito mais. Agora, acompanhe o valor nutritivo de cada alimento e sua importância em nosso organismo.

Valor Nutritivo dos Alimentos

. Frutas, verduras e legumes: são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Eles ajudam a manter a saúde e o bom funcionamento do organismo.  Devem ser consumidos em grande quantidade durante o dia.

Exemplos: maçã, banana, mamão, laranja, cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino, agrião, cebola, acelga, couve, brócolis, mandioca e outros. 

Prefira sempre as frutas, legumes e verduras, do que as comidas, que apenas, lhe acrescentaram, maus hábitos e doenças.
A alimentação é fundamental para que as funções do corpo se mantenham em ordem.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://maisequilibrio.com.br/nutricao/piramide-alimentar-2-1-1-100.html

. Leguminosas: são ricos em proteínas vegetais, ferro e fibras. Exigem atenção quando forem consumidos, porque em excesso mesmo sendo saudável, pode acabar prejudicando o organismo.

Exemplos: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão de bico e outros.

. Alimentos de origem animal: também precisam ser consumidos em menor quantidade, pois possuem gorduras e outras substâncias que podem não favorecer tanto a saúde. Mas por outro lado, se usado de modo correto, pode ser bastante útil. No mais, eles são alimentos ricos em cálcio e proteínas, essenciais à manutenção da saúde.

Exemplos: carnes (frango, peixe e carnes vermelhas), leite, queijos e iogurte.

E agora que falamos dos alimentos saudáveis, acompanhe os que fazem bem à saúde.

Alimentos Ruins

 Essa categoria estará sempre carregado de gordura, doce, sal e outros. E apesar de serem bons e ter o gosto e a forma atrativa, podem fazer mal à saúde, pois abre portas para diversas doenças, algumas até mesmo de quadro irreversível. Os maiores vilões são os:

. Açúcares: doces, balas, chocolates, sorvetes, refrigerantes, bolachas recheadas, chicletes e outros.

Eles podem ocasionar várias doenças, como a obesidade, derrame, depressão e outros.
Os alimentos ruins são uma tentação que não deve se entrar a ela. 
Foto Divulgação
Fonte: http://www.corposaun.com/alimentacao-risco-depressao/13317/

. Gorduras: frituras, óleos vegetais, margarina, manteiga, fast food,maionese, requeijão e outros.

. Com excesso de sal: alimentos industrializados como salgadinhos, molhos e temperos prontos, sopas industrializadas e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.