Aveia ajuda a regular o intestino

O que é aveia?

A aveia é um gênero botânico planta pertencente à família poaceae, subfamília poodeae, tribo avenae. O gênero é composto por aproximadamente 450 espécies, sendo que as mais cultivadas entre estas espécies são a Avena sativa e Avena byzantina.  É um cereal rico em fibras que pode estar sendo encontrado e consumido em forma de farinha, flocos e farelo.

Quais são os benefícios?

Uma das funções mais conhecidas da aveia é a  regulação do intestino, pois quando as fibras da aveia em contato com a água é formado uma espécie de gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, as fibras do tipo beta-glucana ajudam a estimular o crescimento da microbiota intestinal, ou seja, os probióticos.

E tudo isso acontece devido ela servir como “comida” para os lactobacilos.  E também, porque quando o intestino é estimulado ele tendem a  eliminar substâncias tóxicas com mais facilidade, além disso ajuda na  renovação celular, diminuindo as chances de um individuo ter um câncer intestinal.

Fonte de fibras.
Aveia.
(foto:divulgação)

O indicado para consumir a aveia  durante um dia é de 10 gramas. Mas caso queira consumir uma maior quantidade, não tem problema algum, desde que a mesma seja dissolvida ou acompanhe algum outro alimento. Os seus benefícios não param por aí.

° Traz saciedade. Pelo fato dela virar um gel ao se misturar com a água, acaba forrando a parede do estomago fazendo com que o seu esvaziamento seja retardado e com que a pessoa que a consumiu fique saciada por mais tempo.

° Previne doenças crônicas. Boa parte do açúcar que é ingerido fica preso em meio ao gel que é formado quando ela entra em contato com a água e isso faz com que o tempo de absorção dos carboidratos diminua.

° Faz bem para pele. O alimento é rico em silício e proteínas. O seu consumo também vai ser favorável para a renovação de tecidos como a pele.

Ela possui alguma Contraindicação?

Atenção, a aveia é contraindicada para aqueles que possui a doença celíaca, é causada pela intolerância ao glúten. Por tanto, sempre que forem comprar qualquer alimento que seja preparado e seja feito a base de cereal, verifique a condição do glúten.

Mas caso possa consumir ela, aproveite e se delicie com as diversas receitas que podem estar sendo feita.
Atenção, a aveia não deve ser consumido em excesso.
(foto:divulgação)

Quem tem síndrome do intestino irritado, também não deve consumi-la, pois pode provocar uma inflamação. Procure por alimentos que sejam de fácil digestão.

E aqueles que tem o intestino muito acelerado também deve evitá-la, pois possui muitas fibras e ajuda a acelerar ainda mais o processo de evacuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.