Quanto tempo demora para se decompor o vidro

São diversos os materiais descartados e alguns deles são jogados em qualquer lugar, de qualquer maneira ou esquecidos na dispensa. Até que eles sejam recolhidos para que possam ser reciclados pode demorar dias, meses e até mesmo anos. Quando há existe essa demora eles começam a se decompor, fazendo assim com que aquele material passe a não ser mais de boa qualidade e reutilizável.

Porém com  o vidro a história é completamente diferente, pois entre todos os materiais que são retirados do meio ambiente e reciclados, ele é o que mais demora para ser absorvido, mesmo contendo em sua composição elementos naturais como sílica, substância presente nas areias das praias. E tudo isso ocorre porque a composição dele e extremamente resistente à alterações climáticas.

O vidro é um dos componentes que mais demora para se decompor.
 O tempo de decomposição do vidro é de 4 mil anos.
(foto:divulgação)

 

Para se ter uma ideia do que estamos falando, o vidro, mesmo tendo grande variação, tem um tempo mínimo de desgaste que vai ser de aproximadamente 4 mil anos, ou seja, durar mais tempo do que outros itens que também demoram para se decompor, como o plástico e o alumínio, por exemplo. 

Curiosidades Maiores

Como ele é feito: basicamente de areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. As matérias primas em sua composição são (vitrificantes, fundentes e estabilizantes), desta maneira os seus diversos modos do vidro podem possuir composições diferentes.

A sua desvantagem é a fragilidade e o perigo, pois é cortante.
A maior parte do vidro é composto por sílica.
(foto divulgação)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.