Qual a demanda bioquímica de oxigênio na água

Demanda Bioquímica de Oxigênio, que também é conhecida pela sigla DBO; é utilizada para corresponder a quantidade de oxigênio, que na qual é necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável; a mesma ainda sob as condições aeróbicas.

Tal unidade de medida ajuda avaliar a quantidade de oxigênio dissolvido em miligramas; que no qual equivale a quantidade consumida pelos organismos aeróbicos. Ela também pode ser chamada de demanda biológica de oxigênio; que na qual, vai ser representada pela sigla (CBO).

Demanda Bioquímica de Oxigênio

 

De maneira mais clara; ela é a quantidade de oxigênio, que é necessária para oxidar a matéria orgânica encontrada na água. A mesma é um parâmetro bastante utilizado, pelas estações de tratamento de água residuais; que são representadas, pela sigla (ETAR).  E utilizado também. pelas estações de tratamento de efluentes; que na qual é representada pela sigla (ETE).

 

E ambas utilizam dois métodos, para medir o DBO; que nos quais são: os métodos de diluição e o método de manométrico.

  • O método de diluição, pode ser realizado por meio de uma amostra de água; que na qual é analisada em água deionizada saturada de oxigênio.
  • Método manométrico que no qual é ilimitado; e isso acontece decido à oxidação do carbono. Suas principais vantagens, são: simplicidade, leitura direta do valor de DBO e a exposição do valor, durante o tempo de incubação.

O vídeo a seguir, mostra uma ilustra algumas etapas de Demanda Bioquímica de Oxigênio- DBO; de um efluente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.