Sangue na urina dúvidas e motivos

Algumas pessoas já passaram pela complicação de apresentarem sangue em sua urina. No entanto essa anormalidade, não caracteriza uma doença, pode ser um sinal claro de que o organismo pode estar afetado com algum problema. Na verdade o termo correto é a hematúria, classificada em macroscópica – onde a urina se apresenta de cor avermelhada e pode ser vista a olho nu; e a microscópica – a urina apresenta coloração normal, mas há quantidade de sangue vista somente a partir do aparelho microscópio.

urina
Alguns alimentos providos de fortes pigmentos, como a beterraba, podem deixar a urina com aspecto avermelhado.

Geralmente a hematúria surge acompanhada de outros sintomas incômodos, como aumento e urgência de micções, irritação na bexiga e uma dificuldade para esvaziar a bexiga. Cerca de 25% dos fatores que incidem uma hematúria são sinais de doenças com maior grau de gravidade. As causas mais comuns são:

  • Cistites, uma infecção de bexiga mais frequente em mulheres, associada a dor durante micção e frequente necessidade de urinar.
  • Câncer em qualquer parte do trato urinário;
  • Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), representa o aumento da próstata;
  • Ferimento ou contusão na lateral do tronco ou costas que possivelmente afetou os rins causando hemorragia.
  • Litíase ou cálculo urinário renal e uretral;
  • Exercícios muito intensos podem causar irritação nos rins;
  • Medicamentos como anti-inflamatórios, anticoagulantes e medicamentos contendo aspirina, podem afinar o sangue e a hematúria;
  • Alguns alimentos providos de fortes pigmentos, como a beterraba, podem deixar a urina com aspecto avermelhado;
  • Problemas básicos de saúde;

O sangramento que ocorre no trato urinário pode surgir de repente e da mesma forma desaparecer. Porém é importante consultar com um médico especialista pra que seja identificado as causas, utilizando diversos exames clínicos e laboratoriais com o propósito de se obter o diagnóstico mais correto.

O tratamento da hematúria irá depender do tipo de causa subjacente da presença do sangue na urina. Podem ser medicamentos que cessam a hematúria, ou que combatem os problemas mais sérios, como as que atingem a próstata, não descartando a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.