Síndrome do pânico medo de morrer

A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade que provoca medo e desespero em seu portador. Ela pode acontecer em qualquer momento e lugar. A sensação que a pessoa sente é de que ela irá morrer a qualquer momento. É possível que a pessoa sinta tanto transtorno emocional como físico, deste modo ela pode desencadear vários transtornos como os sitados logo abaixo.

Sintomas

O ataque, como já descrito antes, pode se iniciar a qualquer instante porém ele vai atingir o seu ápice quando alcançar a faixa de 10 a 20 minutos. Atenção, o transtorno pode ser confundido com um ataque cardíaco e quem o tem uma vez, fica com medo de ter outras vezes e de não ter auxílio por perto. A pessoa sempre vai ficar com aquela sensação ruim, pensamentos negativos e pode até mesmo ficar em alerta o tempo todo. Devido a isso é possível encontrar os seguintes sintomas no portador:

° Dor no peito ou desconforto.

° Tontura ou desmaio.

° Medo de morrer.

° Medo de perder o controle ou de uma tragédia iminente.

° Sensação de engasgar.

° Sentimentos de indiferença.

° Sensação de estar fora da realidade.

° Náuseas ou mal-estar estomacal.

° Dormência ou formigamento nas mãos, nos pés ou até mesmo no rosto.

° Palpitações, ritmo cardíaco acelerado ou taquicardia.

° Sensação de falta de ar ou sufocamento.

° Suor, calafrios ou ondas de calor.

° Tremores.

E além desses sintomas, há portadores que acabam desenvolvendo outras doenças e hábitos como: depressão, alcoolismo e o abuso de drogas. 

Deve-se tomar cuidado com quem é portador dessa doença, pois ele pode ficar agressivo.
Síndrome do Pânico. (foto:divulgação)

 

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da síndrome do pânico deve ser feito através de um psicologo ou psiquiatra, pois se trata de uma doença que mexe com a mente. Se o transtorno não for cuidado o caso com certeza sofrerá um agravante.

Além disso o profissional, seja ele psicologo ou psiquiatra, que ficar responsável pelo caso, deverá passar medicamentos antidepressivos que  ajudam a amenizar os sintomas e fazer com que o portador volte a ter uma vida normal.

No mais, o tratamento vai depender bastante do portador da doença, pois ela se trata da parte mental. O próprio portador tem que assumir que está doente, pedir ajuda e se tratar. Ele tendo essa consciência tudo fica mais fácil. Mas atenção, mesmo que o paciente demonstre melhoras, pode ser que ele tenha pequenas crises depois de muito tempo. É importante a família e os amigos estarem ao lado para ajudar na recuperação de que sofre com a síndrome do pânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.