A Importação do açúcar no Brasil

Etanol
Etanol (Álcool).

História da Canda de Açúcar

A cana- de açúcar vem da especie Accharum Officinarum e, vem do território asiático. Ela surgiu no Brasil, pelos meados do século XVI, através de Portugal; e foi a principal base de sustentação econômica  durante muito tempo. Para obtenção máxima do lucro, os portugueses fizeram um acordo com os Holandeses. Os holandeses emprestavam o dinheiro para que Portugal pudesse explorar a terra e em troca podiam exportar o cana- de- açúcar no mercado europeu.

Industria da Cana de açúcar

A maior parte da produção da cana- de- açúcar era voltada a criação de  Plantations (que consiste na produção de produtos tropicais, voltados para o mercado externo); que no qual era dirigido pelo senhor do engenho. Tal criação acabou impedindo com que outras atividades fossem desenvolvidas.

O engenho era organizado de modo especifico; a sede principal era na casa maior, onde o senhor do engenho e sua família residiam; e os de mais se abrigavam na Senzala (que no qual é um alojamento, onde ficavam a principal mão- de – obra, os escravos).

No inicio da produção, a cana- de- açúcar reagiu melhor no nordeste brasileiro; e hoje quem domina esse plantio dentro do país, são as cidades do interior de São Paulo; porém eles possuem como produto principal o etanol  (o álcool).

A importação do álcool é livre como qualquer outra de seu gênero. No ano de 1973 houve uma crise no petróleo  fazendo com que abalasse a economia de um modo geral; e com isso foram tomadas alternativas energéticas.  Em 1975, houve uma tentativa de amenizar o problema ; então o Brasil criou o Proalcool; que tinha como objetivo reduzir a importação do petróleo.

Segundo o presidente da Uninca, Marco Jank, o ramos de cana de açúcar cresceu cerca de 10% até o ano de 2002; e, em 2008 houve uma crise devido ao clima. Nos dois últimos anos os produtores de cana de açúcar brasileiro, estão tendo dificuldades para antecipar a colheita, devido ao tempo climático indefinido, nos principais estados de cultivo.

Então o Brasil se viu obrigado a importar o  álcool de outro pais; e no exato momento o Estados unidos é uma das melhores escolhas pára se fazer a importação do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.