Brasil Blogado » Saúde » Como vencer uma fobia

Como vencer uma fobia

Alguma coisa lhe provoca um medo assustador e não consegue vencer essa barreira? É bom saber que algumas medidas simples podem, não acabar de vez com sua fobia mas, melhorar os quadros. Confira o artigo a seguir e vença de vez esse mal.

     

O termo “fobia” provém do grego e sua aplicação está vinculada ao medo. Fobia é uma palavra que denota sentimento de desespero diante de algo que tem pavor ou assombro. Para ter certeza de que está sofrendo desse mal, não é preciso fazer muito, o quadro clínico e os sintomas já falam por si sós.

Contudo, quem registra um temor irracional compulsivo ou sente uma aversão obsessiva, seja por um objeto, situação, inseto ou pessoa, está classificado como um fóbico e precisa de tratamento adequado com o auxílio de psicólogos, entre outros profissionais da área psíquica.

Observação: É  possível que alguém em tais condições apresente sintomas como ansiedade e estresse.

Para vencer tal quadro, é preciso que o portador tenha muita coragem e determinação, e acima de tudo, aceite ajuda. Tentar sozinho pode ser um agravante, considerando que existe a possibilidade de intensificação da “doença”. Caso esteja passando por algum tipo de fobia, procure um médico da área de psicologia, faça exames e saiba detalhes sobre seu caso.

Em determinados momentos é satisfatório conversar com alguém que possa lhe orientar e disponibilizar conselhos, procurar pessoas próximas pode ser o método mais adequado para iniciar a busca por ajuda. Contudo, se no momento não conseguir encontrar nenhuma das opções, tente seguir as dicas dadas logo abaixo:

Dicas para vencer a fobia

 Quando sentir-se mal, respire fundo e pense coisas positivas. Dê preferência a pensamentos que possam lhe distrair, por exemplo: a letra de uma música que gosta muito ou um momento passado de que sente falta.

Se começar a imaginar coisas que não existem, dê meia volta e procure por alguém que esteja mais próximo. Conte o que está acontecendo e fale como se sente em relação ao momento vivido. Assim, aliviará seus pensamentos e o seu medo aos poucos deverá se esvair.

Enfrente as barreiras.

Não se entregue ao medo (Foto: Reprodução)

Se está de frente pro que lhe causa medo/ fobia, tente manter a calma. Lembre-se que em situações de constante perigo é preciso manter a calma, se alterar pode ser muito pior. Pense nos próximos passos a serem dados, passos que podem lhe tirar do sufoco e do aperto que sente.

Se passou por um momento de fobia e ainda está traumatizado, sente-se, respire bem fundo e tente utilizar alguma técnica de relaxamento rápido para amenizar a euforia que sente.

Se por acaso sua pressão cair, grite a ajuda de quem estiver mais próximo, peça um copo de água, uma pitada de sal e logo depois coloque ambas as pernas para cima. Fazendo isso, a pressão irá voltar ao normal, assim como a sua respiração e oxigenação cerebral.

Diversas são as atitudes que pode tomar para vencer uma fobia, a principal delas é encarar de frente esse medo. Claro, desde que ele não apresente nenhum tipo de risco à sua saúde, seja ela mental ou física. De toda forma, procure sempre se estabilizar para que seus batimentos voltem ao normal, também para que vença suas próprias barreiras com relação ao medo.

Fobias mais comuns

Das fobias mais comuns podemos destacar as seguintes:

  • Agorafobia – medo de locais públicos
  • Aracnofobia – aversão a aranhas
  • Acrofobia – medo de altura
  • Claustrofobia – medo de lugares fechados

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?