Brasil Blogado » Escolar » Concentração molar ou molaridade – fórmulas e exemplos

Concentração molar ou molaridade – fórmulas e exemplos

Este artigo aborda sobre a concentração molar ou molaridade, o mesmo explica suas fórmulas e dá um bom exemplo de como deve utiliza-lá. Acompanhe e aprenda!

     

Para chegar a uma fórmula é necessário aprender antes, saber do que o assunto se trata, por isso vamos a uma breve explicação sobre o mesmo.

A Concentração molar ou molaridade é do que a quantidade de soluto, em mol, dissolvidos num volume de solução em litros. E o mol, para quem não sabe é a quantidade de substâncias de um sistema que contém unidades elementares e não podem ser especificadas por um átomo, molécula, íon, elétron, fóton ou por um grupo especifico.

Desta maneira a concentração em quantidade de matérias é chamada de “concentração em mol/l” ou“concentração em quantidade de matéria” e não concentração molar ou molaridade como muitos acreditam ser.

Agora vamos às fórmulas e aos exemplos, mas antes vá ao seu quarto e pegue a tabela periódica, será necessário tê-las em mãos.

Concdentração Molar ou da quantidade de matérias.

E preciso analisar bem a questão antes de ir à fórmula. (Foto:Divulgação)

 

Fórmulas e Exemplos

A fórmula geral é a seguinte:

 M= Nº de mols do soluto

       Nº de litros de solução

Porém, acontece de alguns casos não apresentar o valor da matéria do soluto, mas a massa apresentada vai ser expressa em gramas (m1). E quando isso acontecer, é preciso encontrar a quantidade de matéria do soluto em mols (n1) por meio da  divisão da massa do soluto pela massa molar do próprio soluto.

n1= Massa do Soluto

    Massa molar do soluto

Sendo, assim se substituir  n1 na equação, terá a seguinte fórmula:

M= m1

   M1 V(L)

Agora colocando em prática por meio de um exemplo, ficará da seguinte maneira.

Exemplo:

Em uma solução aquosa encontra-se cerca de 100 mL de volume, no qual contém 20 g de NaCl. Como proceder para expressar a concentração dessa solução em quantidade de matéria por volume, ou seja, em concentração de mol?

Resolução:

A fórmula a ser utilizada é a mesma acima, porém o volume não está em litros e por isso deve fazer a conversão de unidades.

1 L  —— 1000 mL
V     —— 100 mL
V = 0,1 L

Além disso, é necessário descobrir o valor da massa molar, no caso do sal NaCl e E para que se consiga é preciso saber os valores das massas atômicas de ambos os elementos e realizar o cálculo da massa molar que ficará da seguinte maneira:

M (NaCl) = 1 . 23+ 1 . 35, 46

M (NaCl) = 58,46 g/mol

Agora sim, dá para substituir os valores da fórmula e descobrir qual é a concentração de mol por litro.

M= m1

   M1 V(L)

M=         20 g               

(58.46 g/mol). (o.1 L)

M= 3,4 mol/L

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?