Menstruação Atrasada

A menstruação é um ciclo que ocorre todo mês e que se repete durante 21 à 28 dias e permanece entre 4 à 7 dias. O ciclo ocorre em todas as mulheres a partir dos 13 anos de idade e que só para quando a mulher entra no período da menopausa, ou seja, quando ela para de receber os hormônios que alimentam o período fértil feminino.

A menstruação prepara o corpo e expulsa tudo aquilo que não é útil dentro do organismo. Então, ela deve vir todo mês, porém acontece dela falhar alguns dias e em algumas ocasiões até meses. Vejamos abaixo, o que leva o atraso menstrual.

Motivos do atraso menstrual

Os motivos do atraso menstrual vai depender dos cálculos da menstruação, pois ele mostrará o real motivo da menstruação ter atrasado. Como por exemplo, o cálculo pode estar errado ou a mulher pode estar grávida. Nesses casos orientamos que refaça os cálculos e analise os fatos. Deste modo saberás se tem algo de errado e se pode esperar por uma possível gravidez.

Caso o cálculo esteja errado, basta refazer e se acusar alguma alteração procure auxilio médico e faça todos os exames que ele pedir. Mas se houver uma suspeita de gravidez, procure esperar cerca de 15 dias depois da concepção para estar fazendo realizado o exame beta HCG para obter o resultado exato, seja ele positivo ou negativo.

Passado do 14 dia, procure um médico.
Se a menstruação atrasar, refaça os cálculos. Se preferir, pode estar procurando pelo ginecologista para esclarecer suas dúvidas. 
(Foto:Divulgação)

Além dessas duas possibilidades, há também o estresse, ansiedade, má alimentação, perda ou ganho de peso, perda de sono, exercício físico e outros fatores. E a parte que mais preocupa as mulheres são as doenças, pois há casos em que a mulher chegar a ficar três meses sem menstruar por causa da endometriose, doença essa que pode criar uma bolsa dentro da mulher e ainda impedir que os óvulos sejam liberados no período da menstruação. E isso faz com que as chances da mulher engravidar sejam minímas.

Mas não é somente esse tipo de doença que pode acometer nas mulheres, há também o cisto policístico, DST’s e outras que só poderão ser descobertas por meio de exames clínicos e para isso é preciso que ela procure auxílio médico, fazer o tratamento e retornar a menstruação regulada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.