O sol da meia-noite é a atração da Noruega

Sol da meia noite, esse é o fenômeno em que o “Sol” fica visível 24 horas por dia. Nesse período, o Sol não se põe e se faz presente principalmente na região próxima o extremo polo norte e o país que tem o privilégio de ver o sol brilhando praticamente o dia inteiro e a noite inteira, por assim dizer, é a Noruega.

Esse fenômeno acontece devido à inclinação do globo terrestre nestas épocas e o mais interessante é que a quantidade de dias que há o Sol da meia-noite podem variar conforme a região. Os dias anteriores e também posteriores ao fenômeno são chamados de noites brancas. Neles, o Sol se põe e logo nasce novamente, fazendo com que o local que  era para ser noite, é iluminado, porém em um tom mais suave. E a Noruega é o melhor local para observar e vivenciar tal fenômeno.

A noite que se transforma em dia, durante três meses.
A Noruega é famosa por causa deste Sol da meia-noite. (Foto:Reprodução)

Onde e quando, acontece?

E esse fenômeno, ocorre nas regiões entre os círculo polar do norte e acontece nos dias que antecede o verão, entre abril e setembro. Devido a isso o Sol pode ser presenciado nos países da Península da Escandinávia (Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca), além do norte do extremo norte do Canadá e da Rússia, no mês de dezembro.

Curiosidade

Os locais onde ocorre esse fenômeno em época de verão, a população fica até três meses sem noites. E quando chega o inverno, a situação se inverte, pois por estarem acima da linha do equador o sol desaparece deixando a região no fenômeno chamado noite polar.

Ela acontece durante três meses e causa um show de cores no céu.
Noite Polar com início da aurora boreal. (Foto:Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.