Closed Caption significado dos programa de TV

Closed caption, também  conhecido pela sigla CC, é uma expressão em inglês que significa legenda oculta. Ou seja, é  um sistema de transmissão de legendas de filmes, programas de televisão ou vídeos online. 

Para estar utilizando o Closed caption é preciso ter o controle remoto para mexer no menu da TV, na opção de legendas, pois na maioria das vezes o aplicativo fica oculto e não são todas as pessoas que gostam de ver a legenda em meio a imagem. Por tanto, para que possa ter acesso ao CC é preciso acionar o  controle remoto. Por isso que ele se chama legenda oculta.

No mais, o sistema de closed caption é muito usado em ambientes com muito barulho como nos aeroportos ou academias. Nota-se  a legenda passando na parte debaixo do visor da televisão para os que assistem possam compreender  o programa que  está passando.

Elas ajudam a quem não consegue escuitar por deficiência e até mesmo quem consegue, mas que se encontra em um lugar barulhento.
Sistema de Legenda Oculta.
(Foto:Divulgação)
Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/File:Closed_Caption_Demonstration_Still-Felix.png

O Closed Caption é bastante utilizado quando passa algum programa de língua estrangeira. Um bom exemplo são os filmes estrangeiros. Eles possuem legendas variadas para que o público possa estar entendendo o que está acontecendo.

Além disso, alguns países já possuem as legendas ocultas (closed captions) incluídas nos programas para ajudar os portadores de deficiência auditiva . Tal ato é interessante porque ajuda o individuo a se manter informado.

No Brasil, o Ministério das Comunicações decidiu que a partir de 2012 as emissoras devem conter 12 horas de programação de acessibilidade como a legenda oculta para que haja o auxilio de todos aqueles que precisam da informação. A previsão é que em 2017 todas as programações tem que disponibilizar parâmetros de acessibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.