Perigos do narguilé

O narguilé vem ganhando cada dia mais popularidade entre os indivíduos de várias partes do mundo, com mais relevância na África e na Ásia. Essa nova modelagem de tabagismo apresenta vários perigos a saúde dos seus usuários, além de provocar dependência.

Esse produto trata-se de um “cachimbo de água”, onde seu fumo é queimado em um fornilho e sua fumaça, depois de atravessar o recipiente com água, pode ser aspirada por mangueiras até chegar a boca. O diferencial do narguilé são as essências que podem ser acrescentadas á sua composição.

O uso desse produto vem sendo realizado atualmente por pessoas de todas as idades, onde muitos acham que nenhum efeito pode o acometer porque não traga a fumaça do narguilé assim como acontece com o cigarro, mas o que pouca gente sabe é que essa fumaça é  mais perigosa, isso porque o tabaco que é colocado dentro dele, quando queimado, libera basicamente as mesmas substâncias tóxicas do cigarro, porém a sua intensidade e concentração é bem maior.

Perigos do uso do narguilé

Uma prova disso é o estudo da Organização Mundial de Saúde, mostrou em suas pesquisas que uma rodada de narguilé equivale a aproximadamente 100 cigarros, onde apresenta 4 vezes a mais de nicotina e 11 vezes mais dióxido de carbono em sua composição.

O uso desse produto é ainda pior que o cigarro, pois os usuários inalam mais a fumaça com maior frequência devido a boa sensação de aromatização. Várias doenças podem ser transmitidas pelo narguilé devido ao compartilhamento de suas mangueiras.

Outras enfermidades que costumam acometer nos indivíduos que fazem o uso desse modismo são as doenças respiratórias, cardíacas, câncer,  tuberculose, hepatite, mononucleose, enfisemas pulmonares, bronquite crônica e tumores.

Atenção

O uso do narguilé vem se tornando um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo, portanto, fique atento ao usar esse tipo de produto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.