Brasil Blogado » Saúde » Poroceratose actínica sintomas e tratamento

Poroceratose actínica sintomas e tratamento

A poroceratose actínica é caracterizada como uma doença dermatológica comum, mas que pode vir a apresentar alguns perigos quando não tratada. Entenda neste artigo como essa enfermidade se manifesta e veja os procedimentos utilizados para sua contenção.

     

A poroceratose compreende a uma escala de doenças dermatológicas que se subdividem de acordo com a gravidade do quadro do paciente. Denomina-se como fase actínica a sua apresentação mais comum, chamada ainda de superficial disseminada ou Chernosky.

Essa desordem pode ser classificada como uma doença hereditária ou adquirida, causada por uma alteração da queratinização epidérmica da pele, onde se manifestam em primeira instância por lesões visíveis no corpo. A fase poroceratose actínica, costuma se dar depois dos 30 anos de idade, sendo mais presente em indivíduos do sexo feminino.

Características das lesões

Poroceratose actínica: características, sintomas e tratamento.

Poroceratose actínica. (Foto: Divulgação)

» Lesões com 2 à 7 mm de diâmetro;
» Aparência eritematosa ou da cor da pele;
» Anel lamelar em periferia;
» Atrofia central;
» Pruriginosas ( na maioria dos casos);
» Podem se expandir, formando placas com bordas delimitadas;

Observação: estima-se que 15% das pessoas que são acometidas pela poroceratose actínica possuem lesões faciais.

A maioria das lesões são assintomáticas, onde a sua forma maligna mais comum é o carcinoma espinocelular. Devido a isso, é importante ficar atento as modificações da pele, principalmente com a chegada de uma idade mais elevada.

Tratamento

Para conter e tratar essa doença, são utilizados processos de hidratação, fotoproteção, terapias locais (para destruir as lesões), curetagem, excisão, dermabrasão, laser, fotodinâmica e o uso de alguns medicamentos.

Aviso: é essencial que todo e qualquer procedimento descrito acima seja realizado por um dermatologista confiável e renomado no mercado para a obtenção de melhores resultados.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?