Brasil Blogado » Saúde » Porque o sangue e vermelho

Porque o sangue e vermelho

O sangue possui uma das cores mais vivas é fortes, o vermelho! Descubra no texto a seguir, o porque disso.

     

A cor vermelha é tão bonita. Ela representa o amor, a vida, a sensualidade, enfim, várias coisas na vida de um ser humano ou melhor de um ser vivo, em principal a cor do sangue. Mas porque será, que ela possui essa cor? Ele tem essa cor, devido eritrócitos. Cerca de 40 a 45%  do sangue é constituído pela parte sólida, que é representada a maior parte por uma molécula chamada hemoglobina e os outros 60 ou 55% restantes, são somente água. O que responde aquela pergunta, que sempre se faz, quando descobre que o corpo é constituído de aproximadamente 70% de água.

sangue11As moléculas são constituídas por cadeias de polipeptídicas, pelas globinas e também por quatro grupos de heme. E dentro dos hemes, contém um átomo que recebe o nome de ferro, que quando é oxidado, produz a cor vermelha, que nada mais é, do que a pigmentação do sangue. Por isso que o nosso sangue tem essa cor tão bonita. Porém ainda a uma certa distinção entre a cor vermelha. Ela pode estar sendo: vermelho vivo, que vai estar representando o sangue arterial ou então vermelho escuro, que vai equivaler o sangue venenoso.

Além disso eles podem possuir também outra formulação, tanto que distinguimos eles, pelas letras do alfabeto. Você sabe dizer, qual é o seu tipo sanguíneo.  Bom, para isso é preciso fazer um exame laboratorial, mas ele estará entre, um dos a seguir: A-, A+, B+, B+, O-, O+, Ab+ e Ab-. Cerca de 87% da população do mundo possui os tipos A e O, 10% o B e 3%, o tipo Ab. Porém o sangue, que é mais raro e também o mais procurado pelos hemocentros é o O-. Então caso você participe desse grupo, faça parte de uma corrente solidária, ajude o próximo, que amanhã pode ajudar você.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?