Progesterona

A progesterona é um hormônio esteroide naturalmente feminino, que é produzido no ovário a partir da puberdade. Através das células do corpo lúteo, uma estrutura que se desenvolve no ovário, a progesterona é criada. Esse corpo que ocupa o lugar de um óvulo maduro, que deveria ser liberado durante a ovulação.

gravidez
Progesterona – hormônio feminino!

Nessa fase, como consequência, há uma elevação do nível de progesterona, propriamente na segunda metade do ciclo menstrual. A produção somente diminui quando o óvulo liberado não é fecundado, a cada mês em que a mulher passa pelo período menstrual. Assim ocorre o sangramento chamado de fluxo menstrual junto a degeneração do corpo lúteo.

A composição do hormônio progesterona é semelhante a composição química dos hormônios estrogênios femininos e dos hormônios androgênios masculinos. Sua função é de preparar a membrana mucosa do útero para receber um óvulo fecundado. Sua importância também é essencial para a manutenção da gestação, quando a gestante possui baixa quantidade de progesterona no sangue é indicado o uso de suplemento do hormonal a fim de evitar um aborto.

Além disso, o hormônio contribui para estimular o preparo das mamas e a produção de leite. Atua em todo o estado físico e emocional da mulher, proporcionando muitos benefícios à saúde da mesma. Estimula a ação das células responsáveis pela formação dos ossos, o que evita a osteoporose.

hormônio

A administração de progesterona equilibra os sintomas mais comuns da Tensão Pré-menstrual, como as mudanças de humor, agressividade, depressão, sensibilidade, dores de cabeça e a irritabilidade. Até mesmo em casos de câncer, é necessária uma dose de progesterona natural, pois a mesma ativa a expressão do gene P-53, responsável pela morte celular programada, evitando a proliferação celular excessiva.

Nos comuns anticoncepcionais é possível encontrar doses do hormônio progesterona, mas de forma artista, ou seja, são substâncias que simulam a verdadeira ação do hormônio progesterona associados a estrógenos sintéticos, principalmente no caso dos anticoncepcionais orais e os medicamentos contidos de de reposição hormonal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.