Brasil Blogado » Doenças » Toxoplasmose Sintomas

Toxoplasmose Sintomas

Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, a toxoplasmose pode se manifestar através dos seguintes sintomas: febre, cansaço, dores no corpo, dificuldade para enxergar, vermelhidão por todo o corpo dentre outros sintomas, acesse e veja mais.

     
Toxoplasmose Sintomas

Toxoplasmose

Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, a toxoplasmose é uma doença infecciosa, adquirida através da ingestão de carnes mal passadas ou cruas, ou também através da ingestão de outros tipos de alimentos contaminados pelos cistos do Toxoplasma gondii. A toxoplasmose também pode ser transmitida de maneira congênita, ou seja, da mãe para o feto.

O protozoário Toxoplasma gondii causador da toxoplasmose comumente é encontrado nas fezes de felinos, tal como os gatos. Além disso esse mesmo protozoário pode se hospedar em outras espécies de animais, que não sejam os felinos, e também nos seres humanos.

Diversos sintomas podem se manifestar em decorrência da toxoplasmose. Embora as vezes essa mesma doença se apresente de maneira assintomática. De forma sintomática, a toxoplasmose pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Cansaço;
  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Lesões na retina;
  • Ínguas espalhadas pelo corpo (Linfadenopatia);
  • Dificuldade para enxergar, sendo que o quadro pode evoluir para cegueira;
  • Vermelhidão por todo o corpo que se caracteriza através de pequenas manchas (Exantema máculo-papular).

A toxoplasmose pode ser diagnosticada através de exames laboratoriais de sangue e através de exames clínicos. Ressaltando que tanto o diagnostico, quanto o tratamento devem ser indicados e acompanhados por um profissional da área da saúde.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?