A mulher pode menstruar 2 vezes em um mês

Uma das dúvidas mais frequentes que as mulheres possuem estão relacionadas ao seu ciclo menstrual. São questionamentos a cerca da duração, dos distúrbios, quantidade de fluxo, dores, entre outras sintomas que determinam qualquer alteração do ciclo. As incertezas surgem, pois muitas dessas mulheres desconhecem algumas da situações vivenciadas.

Diversos fatores podem desencadear a alteração do ciclo menstrual de uma mulher. Podem ser excesso de exercício físico, má alimentação – uso de excessivo de cafeína, níveis de estresse – depressão e problemas emocionais, uso de medicamentos, alterações hormonais, problemas uterinos – cistos, miomas.

O uso de anticoncepcional ineficiente para cada organismo de uma determinada mulher também pode acarretar irregularidades na menstruação.

O ciclo menstrual pode ocorrer duas vezes ao mês, por causa de alguns desses fatores, ou simplesmente porque o ciclo é maior que ou menor que o normal de 28 dias.

É um fato comum, que afeta mais as mulheres em idade reprodutiva, dos 20 aos 35 anos. Porém, existem outras casos de doenças do trato genital que ocasionam alterações na menstruação como por exemplo “feridas” do colo do útero, que podem sangrar e ser confundidas com a menstruação.

Para se ter certeza quanto a causa da irregularidade do ciclo menstrual, é importante consultar um médico ginecologista, e realizar alguns exames para fazer o diagnóstico correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.