Alimentos que aliviam a TPM

A famosa Tensão Pré menstrual, mais conhecida como TPM, é apenas o nome dado a um conjunto de alterações físicas e emocionais que ocorrem nos dias que antecedem a menstruação da mulher. Contudo, os sintomas que a provocam, pode vir a variar de acordo com cada organismo, porém, eles geralmente são:

* Irritabilidade, nervosismo, instabilidade emocional, depressão (em alguns casos), dor de cabeça, sonolência, voracidade por doces, cansaço, dificuldade de concentração e dores nos seios.

E eles tendem a passar assim que a menstruação se inicia, ou seja, a mulher pode ficar cerca de uma semana passando pelos sintomas, até que chegue o dia de menstruar. E para que se possa amenizar todo esse sofrimento, basta a mulher praticar exercícios físicos, descansar bastante e principalmente se alimentar bem.

Alimentos na Menstruação

E preciso analisar bem o que se esta comendo durante o período da menstruação, pois isso pode influenciar bastante nos sintomas e também, no fluxo. Vejamos abaixo, quais são os alimentos mais indicados para o feito.

. Cálcio: Ele é um mineral que tem a capacidade de aliviar os desconfortos e dores da fase de TPM, como por exemplo: a cólica, o inchaço, os desejos alimentares e até mesmo as variações de humor.  E as fontes de alimento que o contém, são:

* Iogurte, leite, queijos, leguminosas, frutas oleaginosas, grãos integrais, salmão, sardinha, sementes e verduras verde-escuras.

. Vitamina B6: Ela esta relacionada com a melhora dos sintomas, em especial depressão, pelo simples fato, dela estar relacionada com a produção de serotonina, o hormônio do bem estar. E as fontes de alimento que contém ela, são:

* Banana, salmão, peixes, frango, grãos integrais, germe de trigo, arroz integral e frutas oleaginosas.

Controle sua TPM.
Procure comer aquilo que vai te fazer bem.
Foto Reprodução

. Triptofano: Ele é um  aminoácido relacionado com a produção de serotonina, ou seja, o hormônio que causa bem-estar. E a sua fonte, pode estar sendo encontrada em:

*  Leite, banana, abacaxi, feijões e nozes.

. Magnésio: Ajuda na melhora dos sintomas, como a cólica, dor de cabeça e ajuda no controle da compulsão de doces. E suas fontes podem ser encontradas, em:

* Semente de abóbora, frutas oleaginosas, semente de girassol, grãos integrais, feijão, abacate, cacau, salmão e vegetais verde-escuros.

. Vitamina C: Ela é fundamental para várias coisas no organismo do  corpo humano, e em meio a TPM, ela ajuda a combater o cansaço, indisposição e  também, a fadiga. Contudo, sua fonte pode estar sendo encontrada, em:

* Frutas cítricas (laranja, mexerica, limão), tomate, goiaba, acerola e melão.

. Vitamina E: Ajuda a controlar a irritabilidade, ansiedade e depressão. E sua fonte pode ser encontrada, nos alimentos, como:

* O Azeite de oliva, óleo de canola, abacate, frutas oleaginosas, sementes, milho e gema de ovo.

. Ácido Graxo Ômega 3: É um nutriente antioxidante que ajuda a combater as dores e melhora a os ilação de humor. E sua fonte pode ser encontrada em alimentos, como:

* Sardinha, atum, salmão, semente de linhaça, algas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.