Campeão do Brasileirão 2014

O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão é o principal torneio entre clubes de futebol do país, disputado anualmente desde o ano de 1959. Em meio aos anos de seu percurso, o campeonato teve vários formatos, incluindo fase eliminatória e pontos corridos. E o primeiro campeão foi o  time do Bahia, e os clubes com maior número de títulos são o Palmeiras e Santos, cada um com 8 títulos.

Uma das características históricas do Campeonato Brasileiro foi a sua padronização no sistema de disputa, que muda a cada ano, as regras e também o número de participantes que atualmente é de 20 clubes. No mais a temporada de jogos tendem acontecer durante maio e dezembro e totalizando assim cerca de 380 partidas, sendo que cada time joga 38 jogos.

Em cada jogo, um time joga contra outros times  (em um sistema de pontos corridos), sendo uma vez em seu estádio e outra no de seu adversário, e as equipes recebem três pontos por vitória e um em empate, e em caso de perda não acumulam nenhum ponto. A maioria dos jogos acontecem durante o período da tarde nos sábados e domingos e algumas vezes de noite no meio da semana.

Enfim, as equipes são classificadas pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, logo em seguida, pelos gols marcados. E caso acontecer um empate entre dois ou mais clubes, os critérios de desempate vão ser os seguintes:

Tetracampeão brasileiro.
Créditos da Imagem: http://www.girovirtual.com/contratacoes-do-cruzeiro-2014/

* Maior número de vitórias.

* Maior saldo de gols.

* Maior número de gols pró.

* Confronto direto.

* Menor número de cartões vermelhos recebidos.

* Menor número de cartões amarelos recebidos.

E no ano de 2014, quem se sobressaiu pela segunda vez consecutiva, antes mesmo das rodadas acabarem foi o time do Cruzeiro. No dia 30 de Novembro, na 37° Rodada o time mineiro entrou em campo com a maioria dos jogadores reservas devido ao desgaste que teve no último jogo contra o Atlético Mineiro, e empatou com o time da Chapecoense, levando assim o título de Campeão Brasileiro de 2014, para casa.

O empate ficou 1 (Cruzeiro)  X 1 (Chapecoense). A pontuação adquirida fez com que o time ficasse com cerca de 77 pontos e adquirisse a liderança do campeonato na frente dos de mais. E apesar do início do jogo ter sido bastante caloroso e fluente para o lado do Chapecoense, a Arena Condá entrou em ritmo de festa ao perceber que o Cruzeiro já era considerado o novo time campeonato do Brasileirão.

O time hoje pode dizer que é Tetracampeão brasileiro, pois obteve os títulos nos anos de 1966, 2003, 2013 e 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.