Brasil Blogado » Decoração » Como organizar uma mesa para a ceia

Como organizar uma mesa para a ceia

Precisa organizar sua mesa da ceia de natal, mas não sabe por onde começar, então leia o artigo que preparamos.

     

O Natal é uma data festiva que acontece todos os anos no dia 25 de Dezembro. nele se comemora o nascimento do menino Jesus. E na madrugada do dia 24 para 25 se realiza uma ceia entre familiares e amigos. E nela se serve vários tipos de coisas, então, logo a família anfitriã tende a caprichar no jantar e enfeites.

E para isso eles  tem de se organizar desde o início, pois é preciso saber o que servir, o que os convidados gostam, qual vai ser a quantidade adequada, e se há necessidade de ter um extra guardado, em caso de se receber visita a mais. Então pensando nessa data tão importante e também nos nossos leitores, separamos algumas dicas de organização, acompanhe!

Dicas de organização

1° O que não pode faltar na ceia é o famoso peru, que deve ficar no centro da mesa do jantar. Então veja a quantidade de pessoas que estará presente e faça os cálculos para saber que tamanho de ave deve comprar. O mais  indicado é que se compre um de 2 quilos acima. No momento de enfeita-lo, basta forrar uma bandeia com folhas de alface, uva e pimenta.

Deixe a mesa colorida.

Créditos da Imagem: https://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/2011/12/22/natal-algumas-curiosidades-sobre-a-data-e-os-simbolos-natalinos-parte-2/
(Foto Divulgação)

2° Faça um arroz diferenciado (misture ingredientes que agrada o paladar de todos), e se por acaso, houver crianças no meio, o que é bem comum, faça uma pequena travessa de arroz tradicional. Além disso, capriche nas saladas, uma boa aposta são as árabes, fáceis de fazer e deliciosas. E atenção, ambos os pratos podem se encontrar um ao lado do outro.

3° Faça uma mesa de frutas separada da do jantar e no momento de colocar as frutas sob ela, de preferência sempre aos recortes diferenciados, ou então, brinque com as frutas, as misture as colocando em um palito, ou ainda em vasilhas. Ainda na mesa das frutas, pode-se colocar as sobremesas. E para esse ano, que tal um pavê de abacaxi ou ainda um mousse truffado. Temos certeza de quem ninguém vai resistir a nenhum dos dois.

4° Caso todos se sentem a mesa, prefira louças fáceis de serem lavadas e manuseadas. E se por acaso for servir mais de um prato, procure optar pelo jantar americano, cada um se serve, assim fica mais fácil de comandar  tudo, pois só vai precisar de coloca-los um ao lado do outro na mesa. Começando assim, pela salada, indo para o seco (arroz, farofa, carnes ou algo do gênero), partindo para os mais molhados e pesados, como por exemplo, as massas.

6° Quanto as bebidas não as coloque na mesa. Veja o que cada um esta tomando e peça para que ambos se sirvam, assim, terá mais espaço, e não acontecerá nenhum desastre.

7° Agora sobre a decoração. Pode ser colocado um forro branco ou vermelho, e ainda nenhum dependendo do tipo da mesa. Todavia, coloque alguns enfeites natalinos soltos pela mesa, ou então capriche nos detalhes, como: guardanapo, taças, talheres, pratos, flores, castiçal, velas e outros. E para deixar o ambiente ainda mais legal, coloque a árvore de natal por perto.

8° Se for receber algum parente, veja com ele se gostaria de algo em especial, ou se queres ajudar na decoração e preparos com a alimentação. Assim terás menos trabalho e agradará a todos. E se por acaso a família for muito grande, peça com que cada um leve um prato de comida e a própria bebida. E que se puderem façam isso ao menos algumas horas antes da ceia, para que possa montar a mesa e deixar o ambiente organizado.

9° Se for de uma família religiosa, procure sempre agradecer antes de iniciar a ceia. Assim, completarão o ciclo do verdeiro sentindo natalino. E se quiser, prepare um breve discurso para agradecer a presença de todos e também a união.

10° Música no ambiente. Contrate alguém, ou coloque apenas um som ambiente que será o suficiente. Caso a família seja animada, faça a ceia em um local aberto, onde todos depois ou antes do mesmo possam dançar e se divertir.

Dica de Receita

> Salada  Árabe

Ingredientes

* 05 tomates cortados em cubos

* 02 cebolas picadas

* 02 pimentões da cor que preferir

* Vinagre, sal e pimenta do reino a gosto.

* Farinho de trigo para quibe.

Modo de Preparo

Dentro do refratário que já for servir a salada coloque o tomate, cebola e pimentão e vá acrescentando a farinha de trigo para quibe conforme a necessidade, faça o mesmo com o tempero. Depois é só deixar conservar na geladeira por cerca de duas horas e servir.

Rendimento: 6 a 7 porções

Tempo de preparo: 20 minutos.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?