Os motivos são vários que podem atrasar a menstruação e o cisto no ovário é um deles. O cisto é uma bolsa com líquido que se forma dentro do ovário, este também pode estar sendo chamado de cisto funcional. Há dois tipos de cisto, eles são:
- Cisto Folículo
- Cisto Ovariano
Em todo ciclo menstrual um folículo cresce dentro do ovário e nele há óvulos que são liberados todo mês. Quando esse óvulo não é liberado o liquido fica dentro dele fazendo com que constitua um cisto folicular.
Um cisto ovariano é caracterizado como qualquer coleção de fluido envolvida por uma parede muito fina no interior do ovário. O cisto pode ser do tamanho de uma ervilha ou maior que uma laranja. A maioria dos cistos ovarianos são benignos ( funcionais e inofensivos) que afetam mulheres férteis de todas idades.
Por isso é bom a mulher está fazendo exames preventivos, de seis em seis meses, pois qualquer cisto pode estar sendo diagnosticado durante o exame físico (feito pelo médico apropriado) ou por uma ecografia.
Os foliculares normalmente não ocasionam nenhum sintoma. Já no caso de um cisto ovariano a mulher pode sentir:
- Dor (ao evacuar, na pélvis e durante as relações sexuais);
- O abdômen pode ficar inchado;
- Atraso da menstruação;
No caso de ser folicular não necessitará de tratamento, pois eles desaparecem em um período de oito a doze semanas. Já os ovarianos, necessita de cuidados devido ele se transformar em um câncer. Eles podem estar sendo tratados por meio de pílulas anticoncepcionais, tendo a duração de quatro à seis semanas. E caso esse tipo de tratamento não funcione , será necessário retira-lo por meio de cirurgia.