Cisto no Ovário

O cisto em si é uma bolsa de líquido, que pode estar se formando em qualquer parte do corpo, principalmente no ovário. Ele pode ser tanto benigno como maligno, e por sua vez, também pode estar sendo assintomático, ou seja, o seu portador, pode não sentir nenhum tipo de sintoma, o que por sua vez, não é nada bom, pois caso ele não seja tratado a tempo, pode se tornar um grande problema e até mesmo precisar de uma cirurgia para evitar o pior.

Causas, Diagnóstico e Tratamento

E o motivo que o provoca, por muitas vezes pode ser desconhecido, mas na maioria das vezes, estão relacionados com alterações hormonais. E para conseguir identificar o seu grau e também saber o seu tipo é necessário realizar exames como palpação da região pélvica, ultra-sonografia transvaginal, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Feita a sua identificação, o médico poderá solicitar outros exames para verificar se ele está relacionado ao câncer de ovário

E o seu tratamento como já dito antes, pode estar variando conforme o tipo de cisto que a mulher possui, visto que muitos podem desaparecer espontaneamente. E em  outros casos o ginecologista poderá  estar realizando uma cirurgia para retirada dos cistos por meio da laparoscopia. Enfim, vamos agora conhecer os tipos de cistos e quais são os sintomas que eles podem estar causando.

Os exames semestrais no ginecologista, pode ajudar na descoberta.
Ovário sem cisto. Foto Divulgação

Tipos de Cistos

°  Cisto folicular: ele se forma quando não há ovulação e geralmente não apresentam sintomas e não há necessita de tratamento.

° Cisto de corpo lúteo: se forma após a liberação do óvulo, transformando-se assim, em um corpo lúteo.

° Cisto hemorrágico: ocorre quando há sangramento da parede do cisto para o seu próprio interior. E ele pode provocar dor pélvica no lado do ovário afetado.

° Cisto dermóide: que  também pode ser chamado de teratoma cístico maduro. Ele só vai precisar de tratamento em alguns casos, e quando preciso, pode estar sendo feito por meio de uma laparoscopia.

° Endometrioma ovariano: que também pode ser chamado de cisto endermóide, vai ser aquele que é formado quando o endométrio cresce nos ovários. E ele pode ser tratado com o uso de medicamentos ou então, de cirurgia.

° Ovários policísticos: é caracterizado pelo presença de vários cistos ovarianos na parede externa do ovário, que por sua vez,  pode gerar sintomas como o atraso menstrual e a infertilidade.

° Cisto adenoma: se trata de um cisto ovariano benigno, que deve ser retirado através de laparoscopia.

Os ovários podem ser malignos e se transformar em um câncer.
Ovário com cisto- Foto Divulgação

Sintomas

Os sintomas podem aparecer ou não, tudo vai depender do organismo, e do caso, da portadora. No mais, eles podem ser os seguintes:

° Dor na região pélvica, como se estivesse com cólica menstrual.

° Dor durante as relações sexuais.

° Atraso da menstruação.

° Aumento da sensibilidade nas mamas.

° Sangramento vaginal fora do período menstrual.

° Aumento de peso.

° Enjoos e vômitos.

° Cansaço fácil e dificuldade para engravidar.

Atenção: Tome cuidado com os sintomas, pois eles podem fazer com que pense, em uma possível gravidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.