Como Alexandre o grande morreu

Alexandre O Grande, faleceu aos 32 anos, em 323 a.C. Morreu após vários dias de febre na Babilônia. Várias hipóteses foram analisadas, para que pudesse chegar ao laudo final de sua morte e dentre elas pode-se se destacar as seguintes: envenenamento, malária, cirrose, febre tifóide ou o vírus do Nilo Ocidental. Porém, até hoje, nenhum pesquisador conseguiu descobrir o real motivo que levou o grande guerreiro a óbito.

Quem ele era?

Alexandre Magno – o grande, foi filho do imperador Fellipe II da Macedônia, nasceu entre 20 e 30 de julho de 356 a .C, na região de Pella na Babilônia. Durante sua infância ele recebeu bastante influência da cultura grega, pois seu professor foi era um dos maiores filósofos que a humanidade já teve (Aristóteles).

Devido a sua educação, ele sempre apresentou vocação para governar, desta maneira seu pai lhe concedeu um cargo de confiança ao completar 16 anos de idade. A partir daquele momento, Alexandre iniciava a sua jornada. Ajudava o pai com as tarefas administrativas do império macedônico, mas parecia que o imperador estava prevendo um futuro próximo, pois quando o Grande estava prestes a completar seus 20 anos de idade, a sua vida mudou completamente. Seu pai foi assassinado e Alexandre assumindo o trono do império.

Ele teve sua  importância, pois fez parte de várias histórias.
Alexandre Magno, o Grande. (foto:divulgação)

Antes da morte de seu pai, o mesmo havia conquistado algumas cidades da Grécia, mas foi somente sob o comando do filho que este domínio se ampliou sobre as cidades gregas. Até mesmo a poderosa cidade de Tebas foi dominada pelo grande imperador. A partir de então, Alexandre começa a ampliar o seu império por meio de acordos diplomáticos ou batalhas.

No ano de 333 a .C ele conquistou a Pérsia, utilizando um exército formado por trinta mil soldados muito bem preparados. Fez a transferência da corte, de Babilônia à  Pérsia, para que pudesse comandar o seu império naquela região. Logo em seguida, Alexandre conquistou a Síria e também a Fenícia. Prosseguindo com suas conquistas, ele e os macedônicos dominaram a região de Gaza e o Egito, onde não precisou de guerra, apenas um acordo.

* Em contrapartida, Alexandre – o Grande deveria respeitar a cultura e dar liberdade de culto aos egípcios. Tudo por ali, foi tão amigável que ele fundou no Egito a importante cidade de Alexandria, uma das construções mais lindas do mundo, o Farol de Alexandria.

Durante uma longa viagem, onde o seu exercito já estava muito cansado, Alexandre decidiu voltar para casa para fazer o planejamento de seu próximo ataque, que seria na Arábia. Porém acabou contraindo uma febre (onde não se sabe o motivo da causa até hoje) que o levou a morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.