Tabelinha do período fértil para engravidar

O período fértil feminino ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia de menstruação. É fácil calcular os dias férteis do ciclo menstrual, porque a ovulação acontece quando o óvulo desce pelas trompas de falópio, onde pode estar sendo fecundado.

 Para calcular o período fértil, é necessário considerar que a concepção aconteça sempre no meio do ciclo, desta maneira, entorno do 14º dia de um ciclo normal. Dessa forma, para estimar os períodos férteis, é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação, pois a ovulação poderá acontecer entre 3 dias antes ou 3 dias depois, data considerada o período fértil da mulher. 

Tabelinha para engravidar

Sabendo quando vai ser o período fértil, fica mais fácil usar a tabelinha para engravidar.

Por meio dessa técnica pode-se estar evitando uma possível gestação, também.
Utilize o calendário para saber qual o seu período fértil. (foto:divulgação)

 

Para usar a tabelinha, basta anotar no calendário os dias da menstruação, deste modo fica fácil de realizar as contas para saber exatamente quando deve ter relações. Caso o ciclo menstrual seja de 28 dias, marque o primeiro dia de menstruação no calendário e depois conte 14 dias. Nesta data, a mulher estará no seu dia fértil.

Mas, como esse dia pode variar devido as diversas situações, deve-se considerar ter relações 2 dias antes e 2 dias depois do dia fértil. Então, para quem  deseja engravidar, é essencial ter relações durante esse período, pois as chances são maiores. 

Por exemplo:

* Se a menstruação vier no dia 1, a mulher deve ter relações dos dias 12 ao dia 16 para engravidar, pois este é o seu período fértil.

Atenção, esse método tende a funcionar com mulheres que possuem o ciclo regular. Já quem tem um ciclo menstruação irregular, indica-se que use o exame de farmácia, no qual indica o período fértil. Por tanto, para engravidar utilizando esses meios, é necessário estar em dia com o ciclo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.