Como funciona o consórcio

O que é 

O Consórcio é uma associação onde duas ou mais pessoas, empresas e até mesmo governos participam com intuito de partilhar recursos para atingir o mesmo objetivo. A sua palavra deriva da língua latina que significa “parceria”, “associação” ou “sociedade”. 

Ele é um termo que comporta várias definições, sendo que a mais utilizada são acordos e consórcios em que acionistas de empresas independentes concordam em entregar o controle de suas ações em troca de certificados de consórcio.

Tome cuidado nas pessoas que confia o seu prêmio.
Através do consórcio você poderá adquirir vários bens.  
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://hipermercadobig.blog.br/2012/12/saiba-mais-sobre-consorcio/

Quem participa de um consórcio é chamado de consorciado. Em Direito administrativo, o consórcio é uma organização de direito público, entre uma ou mais entidades públicas. Ainda sobre a administração pública, um ou mais indivíduos ou organizações de Direito Privado pode abranger as duas áreas, tanto pública como privada.

Mas não para por ai, porque ele também pode ser uma associação de pessoas físicas e/ou jurídicas. Em um grupo patrocinado por uma empresa administradora, a finalidade é proporcionar aos seus membros a aquisição de bens por meio de autofinanciamento. Enfim, o consórcio pode ser a união de um grupo de qualquer distinção que resolveu se reunir para o ganho comum em benefício de todos. Podendo ser ele somente o dinheiro, carro, moto e até mesmo casa. 

E para participar ou montar um grupo de consórcio, basta ter duas ou mais pessoas. Compreender o objetivo, realizar um contrato onde todos deverão arcar com os meses que lhes favorecem ou não e realizar o sorteio de escolha do primeiro beneficiado e seguir com os demais procedimentos. É fácil montar um consórcio, mas é preciso atenção quando for participar de algum consórcio privado, pois as vezes os valores podem ser abusivos e nisso implica na demora quando chegar a vez beneficiado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.